Brasil

Titular da AGU é demitido e Temer nomeia sua primeira ministra mulher

Sai Fábio Medina Osório; assume Grace Mendonça

Norberto Liberator Publicado em 09/09/2016, às 13h51

None
grace-mendonca.jpg

Sai Fábio Medina Osório; assume Grace Mendonça

O advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, teve sua demissão confirmada nesta sexta-feira (9). Em seu lugar, o presidente Michel Temer nomeou Grace Mendonça, secretária-geral de contencioso, um dos órgãos da AGU (Advocacia-Geral da União).

sório teve seu pedido de demissão feito, primeiramente, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Na ocasião, ele afirmou que só seria demitido por ordem de Temer. O ex-ministro confirmou sua demissão à Folha de S. Paulo e disse que a escolha foi devido às políticas do governo.

O advogado, que já tinha sua saída cogitada nos bastidores, afirma que foi comunicado por telefone. “Temer agradeceu pelos serviços prestados e disse que, em função da conversa com Padilha, ficou inviável [minha permanência]. Não existe justificativa, há uma escolha política", afirmou em entrevista à Folha.

O atrito entre Padilha e Osório ocorreu depois de reclamações do titular da Casa Civil, principalmente depois que o jurista pediu acesso a inquéritos de investigados na Operação Lava Jato. Padilha teria afirmado que Osório deveria pedir autorização do governo para a ação.

Grace é a primeira mulher a ocupar cargo de ministra no governo de Michel Temer, que já havia recebido diversas críticas por empregar apenas homens em suas pastas. Temer costumava responder dizendo que há mulheres na chefia de cargos importantes, como na presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Jornal Midiamax