Pular para o conteúdo
Brasil

Técnicos do Ipen decidem boicotar inspeção de risco nuclear nos Jogos Olímpicos

Cerca de 30 servidores estão incluídos na convocação da Cnem
Arquivo -

Cerca de 30 servidores estão incluídos na convocação da Cnem

Em greve desde segunda-feira (18), os técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen) decidiram hoje (21), em assembleia, boicotar o envio de 300 agentes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para atuar na prevenção, identificação e resposta de riscos nucleares nos e Paralímpicos Rio 2016. 

Cerca de 30 servidores do Ipen estão incluídos na convocação da Cnen para a Rio 2016. Além do Rio, os técnicos serão enviados às cidades onde haverá partidas de futebol da Olimpíada: , Brasília, Manaus, Salvador e .

“Sou um desses técnicos convocados para fazer a varredura dos estádios, além de vistoriar hotéis das delegações. Com essa redução salarial, que foi um erro deles [governo], estamos querendo boicotar esse protocolo de material radioativo”, disse o diretor da Associação dos Servidores do Ipen, Claudio Manoel Constâncio.

Os técnicos do Ipen estão em greve por causa de um impasse salarial. As gratificações da categoria, que correspondem a cerca de 30% dos salários, não foram incluídas no Projeto de Lei nº 33/2016, de reajuste de salários dos servidores federais, aprovado pelo Senado na semana passada, o que causou descontentamento entre os técnicos. Amanhã (22), às 10h, haverá nova assembleia em frente ao setor de produção do instituto, dentro do campus da Universidade de São Paulo (USP), para definir os rumos da greve.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, responsável pelo Ipen, disse que adotou todas as medidas necessárias para normalizar a situação dos servidores do órgão provocada pela aprovação do PL 33, que suprimiu a gratificação devida, e que negocia com o Ministério do Planejamento uma alternativa para a solução do problema.

A expectativa do ministério é que, até o início da Olimpíada, a questão esteja superada e os servidores destacados para a inspeção de indícios de radioatividade nos espaços esportivos da Rio 2016 sigam para os locais conforme o planejado. Até lá, a pasta diz que conta com a compreensão dos servidores afetados pelo PL 33 para que mantenham suas atividades.

Fornecimento

Como o Ipen é o principal fornecedor de medicamentos e insumos para a medicina nuclear do país, a produção está prejudicada e os técnicos decidiram hoje bloquear a saída de material do instituto.

Um dos produtos que teve o fornecimento interrompido é o radioisótopo Flúor-18, matéria-prima para realização de um dos mais importantes exames diagnósticos de câncer, o PET-CT. Como o Flúor-18 tem duração de apenas duas horas não é possível armazená-lo em clínicas e hospitais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Últimas Notícias

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias

Mundo

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

As duas rodadas de negociações realizadas em Istambul entre Rússia e Ucrânia não conseguiram avançar para um cessar-fogo