Segurança em áreas com atividades culturais na Rio 2016 terá 47 câmeras
Equipamentos fazem parte do esquema de segurança
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Equipamentos fazem parte do esquema de segurança
A Prefeitura do Rio de Janeiro instalou 47 câmeras no Boulevard Olímpico, que funcionará durante os jogos Rio 2016, na Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, que vai do Armazém 8, na Gamboa, na região portuária, até o Largo da Misericórdia, no centro da cidade. Os equipamentos vão integrar o esquema de segurança do local, que, de acordo com as previsões da Secretaria Municipal de Turismo, deve receber, por dia, 80 mil pessoas.
O secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, informou que as câmeras vão operar em conjunto com as do Centro de Operações da Prefeitura. “As imagens ficam no nosso centro de operações, que tem comunicação direta com o centro de operações da cidade, que é o centro de monitoramento. De lá, a gente recebe imagens de algumas câmeras do centro de operações para o monitoramento do próprio evento. Fizemos assim no réveillon e no carnaval. É a mesma modelagem que estamos utilizando”, disse.
Sobre o controle da movimentação do público na área do boulevard, Antônio Pedro disse que em diferentes pontos da Orla Conde há diversas entradas cercadas, que permite um controle maior nesses trechos. Ele, no entanto, descartou a possibilidade da prefeitura fazer uma avaliação pessoal de cada pessoa. “A gente não vai fazer checagem um a um, até porque é um evento público da cidade. É como se fosse um réveillon, faz parte da cidade. A cidade é acostumada a receber esses eventos abertos”, disse.
O secretário disse que a segurança está entregue aos órgãos específicos. “Esta parte da questão de segurança é feita com a [secretaria de] Segurança Pública, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, e demais órgãos de segurança”.
Programação cultural
A programação cultural do boulevard, que vai contar com três palcos, terá shows de artistas consagrados e integrantes da nova cena musical do país. Segundo o secretário municipal de Cultura, Júnior Perim, o local vai continuar a ser ocupado por apresentações de artistas de rua, que começaram em maio e continuarão até setembro, quando vão ocorrer os Jogos Paralímpicos.
“A gente está mantendo ali um processo de ocupações com experiências de atividades artísticas e culturais que utilizam o espaço público. A ideia é estimular, mesmo sem o fomento, sem o apoio direto da prefeitura do Rio de Janeiro, que artistas de rua e grupos que utilizam o espaço público para desenvolver a sua atividade sigam ocupando aquele território como espaço de difusão cultural”, disse.
O secretário informou, ainda, que o município tem a meta de entregar, até setembro, 1 milhão de unidades do Passaporte Cultural Rio, que dá direito a descontos e entrada gratuita em eventos da programação cultural durante a Rio 2016. Para is residentes no Rio de Janeiro, o passaporte é gratuito, mas para turistas custa R$ 15.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.