Pproposta alonga por mais 20 anos o pagamento

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse nesta segunda-feira (8) que está confiante na votação do projeto sobre a renegociação das dívidas dos estados nesta semana (PLP 257/16). A proposta alonga por mais 20 anos o pagamento das dívidas estaduais se forem adotadas restrições de despesas por parte dos governos estaduais, principalmente na área de pessoal.

“Estou muito confiante, estou sempre otimista. O Brasil precisa dessa votação, a Câmara precisa dar essa sinalização, acho que o texto está muito bom porque garante o teto de gastos e, dentro do teto de gasto, cada estado vai poder organizar suas contas da forma que entender melhor. Acho que os líderes e os deputados já vão compreender que o texto organiza melhor as contas públicas, trata da renegociação e do limite de gastos. E a partir daí, é responsabilidade de cada um”, afirmou o presidente.

Maia destacou que é importante sinalizar para a sociedade que há um esforço de controle de gastos, principalmente em um momento em que o governo federal busca renegociar dívidas com os estados. O presidente garantiu que o governo tem uma base sólida para aprovar o projeto.

“O importante é limitar os gastos à inflação, está resolvido o problema. O problema dos últimos anos é que os governadores gastaram, no mínimo, 10% acima da inflação todos, alguns muito mais. Então, não dá para, em um momento de crise, que não se crie uma sinalização para sociedade de que haverá um controle de gastos”, complementou Maia.

Cunha
Rodrigo Maia confirmou ainda a leitura, nesta tarde, no Plenário da Câmara, do parecer do processo que pede a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).