Levantamento foi feito pelo Ministério do

Resultado preliminar de pesquisa, divulgado hoje (16) pelo Ministério do Turismo, mostra que serviços como gastronomia, alojamento e diversão noturna tiveram mais de 95% de aprovação do público estrangeiro que veio ao Brasil para a Paralimpíada.
Segundo o levantamento, para 87,8% viajantes o passeio atendeu ou superou as expectativas e 90,5% dizem que querem voltar ao país.
O diretor de Estudos Econômicos e Pesquisa do Ministério do Turismo, José Francisco Salles, considera positivos os resultados da pesquisa e diz que o Rio de Janeiro, especificamente, se mostrou preparado para crescer em termos turísticos.
“Além de um possível retorno dos que estiveram aqui no período, essas pessoas vão fazer propaganda do país no exterior. Quando perguntarem se o Brasil é um país onde se pode fazer um bom turismo, eles vão dizer sim e vão, inclusive, mostrar que é bom estar em qualquer parte do Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro”, disse o diretor à Agência Brasil.
Salles ressaltou que a imagem do Rio está sendo amplamente divulgada para milhões de pessoas no mundo todo, o que também é fator de atração de turistas. “A vontade dos estrangeiros de viajar para o Brasil com certeza vai aumentar”.
Os jogos paralímpicos foram o motivo da viagem de 54,1%, dos turistas que chegaram ao Rio no período. Desses, 55,4% eram expectadores, 14,2% público sem ingresso, 13,5% comissão técnica, atletas ou árbitros.
De acordo com a pesquisa, os principais emissores de turistas foram os Estados Unidos (18,2%), a Espanha (15,5%), Argentina, França (6,1% cada um) e Alemanha (5,4%). Outro dado revelado é que 56,5% dos turistas fizeram uso da dispensa de visto, concedida pelo governo brasileiro no período dos jogos.