Padilha pede demissão do advogado-geral da União
Medina Osório teria se tornado ‘insustentável’ no cargo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Medina Osório teria se tornado ‘insustentável’ no cargo
O advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, pode deixar o cargo nos próximos dias devido a conflitos internos. Ele não foi notificado pelo presidente Michel Temer (PMDB), mas teria recebido aviso do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Padilha convocou Osório para seu gabinete e pediu que ele se demitisse de seu cargo, por “não atuar em compasso” com o governo Temer. Segundo informações apuradas pela Folha, um dos motivos apontados pelo ministro foi o pedido do advogado para ter acesso aos inquéritos de investigados na Lava Jato, sem avisar o presidente.
Assessores de Osório citados pelo periódico paulista afirmam que isso incomodou o governo. O chefe da AGU teria dito, em resposta a Padilha, que só deixa o cargo se Temer o demitir pessoalmente. A situação do advogado teria ficado insustentável depois de ele demitir Luís Carlos Martins Alves Júnior, um de seus adjuntos.
O fato se deu porque, segundo a reportagem da Folha, Alves acredita que a AGU deve ficar distante de processos de políticos na operação, e que sua função se limitaria a defender o patrimônio público. Nos bastidores, comenta-se que a saída de Osório já é certa.
O jornal O Estado de S. Paulo ressalta que o advogado teria supostos problemas internos na AGU (Advocacia-Geral da União) e dificuldade de diálogo com os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), além de sugerir estratégias ineficientes na substituição do presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), órgão estatal de imprensa.
Ele teria sido alvo de queixas levadas ao Planalto e, de acordo com uma fonte do ‘Estadão’ próxima a Temer, “não é possível” deixar o cargo em “situação tão delicada”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.