Mutirão de cirurgia de catarata em SP deixa 21 pacientes com infecção ocular

Pelo menos 10 pessoas perderam o globo ocular

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pelo menos 10 pessoas perderam o globo ocular

Um mutirão de cirurgias de catarata promovido no Hospital das Clínicas do Alvarenga, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, causou infecção ocular em 21 pacientes durante as cirurgias, realizadas no dia 30 de janeiro, informou a prefeitura da cidade.

De acordo com a secretaria de saúde do município, os procedimentos foram feitos por médico de empresa terceirizada, do Instituto de Oftalmologia da Baixada Santista, contratada para executar serviços de oftalmologia, e que, em 2015, realizou 946 cirurgias de catarata sem registrar qualquer problema.

A secretaria disse que, desde o início dessa semana, está tomando as medidas de assistência aos pacientes e apoio aos familiares, além de adotar ações de caráter administrativo e de vigilância. A secretaria notificou a Vigilância em Saúde e criou comissão de sindicância para apurar as causas do ocorrido.

Ao todo, 27 pacientes foram atendidos e 21 foram infectados, possivelmente, como aponta um laudo preliminar, pela bactéria do gênero Pseudomona, do tipo não resistente, que pode ter contaminado algum medicamento ou insumo utilizado nas cirurgias.

O Jornal O Estado de São Paulo noticiou ainda que pelo menos 10 pacientes precisaram extrair os globos oculares em função da infecção. 

Conteúdos relacionados

lula