Microexplosão provoca destelhamentos e quedas de árvores em Campinas; entenda o fenômeno
Mais de 70 árvores caíram
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais de 70 árvores caíram
A cidade de Campinas (SP) foi atingida na madrugada do último sábado (4) para domingo (5) por um fenômeno conhecido como ‘microexplosão’. Ventos fortes, vários raios e mais de 70 quedas de árvores deixaram diversas casas destelhadas, além de ventos de mais de 88 km/h. Mais tarde, ventos chegaram a atingir mais de 100 km/h, de acordo com a Defesa Civil da cidade paulista.
Segundo meteorologistas ouvidos pelo portal G1 de Campinas, a microexplosão é uma nuvem, carregada com ar, água e granizo, acompanhada de ventos que podem chegar a 120 km/h. No caso do que ocorreu na cidade do interior paulista, o fenômeno atingiu a superfície e deixou cinco pessoas com ferimentos leves.
O que é uma microexplosão
A meteorologista Ana Ávila, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, afirma em entrevista ao portal local que “ventos intensos [radiais] quebram árvores e derrubam o que estiver ali no entorno no raio de atuação”. A microexplosão teve um raio de ação de três pontos da cidade, tendo se deslocado por vários bairros campineiros.
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, que trabalha para a rede sulista RBS, uma microexplosão ocorre quando uma forte rajada de vento sai da base de uma nuvem, durante uma trovoada, e vai em direção ao solo. Isto provoca um forte estouro, que deixa uma linha reta de destruição, geralmente com árvores tombadas para o mesmo lado, segundo afirma Puchalski ao jornal Diário Catarinense.
Também ao periódico de Santa Catarina, o meteorologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) Ciram Clóves Correa diz que a diferença da microexplosão para o tornado é a ‘assinatura que deixam no solo’. O tornado costuma deixar os locais mais desordenados, por ser giratório, no mesmo sentido de um redemoinho. Apesar disto, não é possível afirmar que um dos dois tenha mais impacto do que o outro.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.