Jornalistas processados por revelar ganhos de magistrados ganham prêmio e AMB protesta
Reportagem da Gazeta do Povo revelou valores acima do teto
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Reportagem da Gazeta do Povo revelou valores acima do teto
Após cinco profissionais do jornal curitibano Gazeta do Povo receberem o Prêmio Liberdade de Imprensa da ANJ (Associação Nacional dos Jornais), na terça-feira (14), a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) resolveu protestar, com uma nota de repúdio publicada na quarta-feira (15), devido ao fato de os jornalistas estarem sendo processados por revelar a remuneração de representantes do Judiciário e MP (Ministério Público).
A ANJ afirmou que a escolha representa “o apoio ao jornalismo de qualidade e à coragem da Gazeta do Povo, ao abordar os privilégios injustificáveis autoconcedidos pelos magistrados e membros do Ministério Público paranaense”. A nota intitulada “AMB repudia premiação do mau jornalismo” afirma que “a postura da Associação Nacional de Jornais (ANJ) de premiar jornalistas por matéria tendenciosa sobre os vencimentos da magistratura é um atentado ao direito à informação”.
A reportagem da Gazeta, jornal mais antigo do Paraná, mostrava que o salário dos magistrados e membros do MP do Paraná havia superado o teto – de mais de R$ 30 mil – em mais de 20%. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, nesta semana o número de ações contra a equipe chegou a 45.
A AMB classifica a matéria como “tendenciosa” e afirma que a equipe agiu com má fé ao ocultar que os valores correspondem a gratificações e não ao salário mensal. “A reação desproporcional das entidades nacionais da comunicação diante do caso revela que buscam uma imunidade absoluta, um salvo-conduto para causar danos sociais incompatíveis com uma democracia substancial”, conclui a nota.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.