Manifestantes amanheceram na Av. Paulista

A presidente da República Dilma Rousseff (PT) confirmou a posse do ex-presidente Luiz Inácio da Silva como Ministro da Casa Civil nesta quinta-feira (17), 10h (horário de Brasília). De acordo com fontes ligadas ao ex-presidente, ele já teria embarcado rumo à capital federal.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, manifestantes seguem na Avenida Paulista para protestar.  No site do Palácio do Planalto, está mantida a agenda da presidente, que também dará posse ao novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão; da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes e do Chefe de Gabinete Pessoal da Presidenta da República, Jaques Wagner.

A posse nesta quinta-feira ocorre um dia após o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, retirar o sigilo sobre ligações do ex-presidente Lula interceptadas com autorização judicial.

Em um desses telefonemas, Lula recebeu uma ligação da presidente Dilma na qual ela disse que enviará a ele o termo de posse para que ele só usasse “em caso de necessidade”. A divulgação de grampos telefônicos provocou protestos em 19 estados e no DF na noite desta quarta-feira (16).