Ele substitui Jacques Wagner, que vira chefe de gabinete

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) é o novo ministro da Casa Civil o lugar do ministro Jaques Wagner, que passará a comandar o Gabinete Pessoal da Presidência da República. A informação foi confirmada na trade desta quarta-feira (16) por meio de nota assinada pela presidnete da República Dilma Rousseff (PT). A conversa final para a nomeação começou ontem (15) e durou cinco horas. Hoje pela manhã eles se reuniram novamente para os acertos finais. 

O anúncio seria feito antes, mas foi adiado por conta da homologação da delação premiada do senador Delcídio do Amaral. Desde a semana passada, quando o MPE-SP (Ministério Público Estadual de São Paulo) pediu a prisão de Lula, há informação de que ele seria nomeado ministro, assim teria foro privilegiado e ‘se livraria' do cárcere. A solicitação está nas mãos do juiz Sérgio Moro.

O cargo a ser ofertado ficou entre Casa Civil ou Secretaria de Governo, já que a primeira opção teria, em tese, mais poder. Contudo, também inclui uma grande parte administrativa que o ex-presidente não gostaria de ter que lidar para poder se concentrar no rearranjo político do governo. Mas acabou sendo esta a função dada a ele.

Com o petista no governo Federal, além do foro privilegiado, ele ficaria incumbido de unir a sigla de novo e recuperar apoio do PMDB, legenda com maior bancada no Congresso Nacional e que ocupa grande parte dos ministérios, além da vice-presidência com Michel Temer.

Embora seja criticada pela oposição, a manobra é comemorada por petistas, inclusive sul-mato-grossenses. No Whatsapp, por exemplo, mensagens de aprovação à atitude são compartilhadas.

Nota – Dilma informou ainda que o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) será ocupado pelo deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG). A petista agradeceu ao ministro interino, Guilherme Ramalho, “pela sua dedicação” à frente da SAC. De acordo com o site do Partido dos Trabalhadores, a posse de Lula será na próxima terça-feira (22).