Brasil

Comissão do impeachment vota parecer de Anastasia nesta quinta

Relatório favorável à cassação deve ser aprovado

Norberto Liberator Publicado em 04/08/2016, às 12h29

None
impeachment.jpg

Relatório favorável à cassação deve ser aprovado

A comissão especial que discute o processo de impeachment no Senado vota nesta quinta-feira (4) o parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG). O documento é favorável ao afastamento definitivo de Dilma Rousseff (PT) e, segundo o jornal O Globo, deve ser aprovado por ampla maioria.

O periódico fluminense afirma que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski, deve se reunir com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e líderes dos partidos no Senado. Lewandowski conduzirá a sessão da próxima terça-feira (9), mesma data em que o parecer apreciado pela comissão será votado no plenário.

Em seguida, será anunciada a data em que se iniciará o julgamento final da presidente afastada. O Globo diz que a data mais provável para instauração do processo é o dia 25. O parecer que será votado na quinta foi discutido na quarta-feira (3), em sessão confusa com bate-boca. A data para a votação no plenário estava prevista para o dia 29, mas Renan preferiu que ela fosse adiada para 25 ou 26.

O presidente da comissão do impeachment, senador Ramundo Lira (PMDB-PB), anunciou que a acusação terá 24 horas para apresentar o “libelo acusatório”, documento que baseia o pedido de cassação do mandato de Dilma. O prazo inicial era previsto para 48 horas.

Jornal Midiamax