Brasil e Paraguai assinam acordo para construção de ponte em Porto Murtinho

Outro acordo bilateral foi assinado na área da aviação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Outro acordo bilateral foi assinado na área da aviação

Acordo para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai entre as cidades de Porto Murtinho, distante 443 quilômetros de Campo Grande, e Carmelo Peralta, no Alto Paraguai, foi assinado nesta terça-feira (8) durante a primeira visita internacional recebida pelo governo interino do presidente em exercício, Michel Temer. Outro acordo bilateral foi assinado na área da aviação.

O acordo para início do projeto de construção da ponte rodoviária internacional sobre o rio Paraguai foi assinado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pelo lado brasileiro, e o Ministério de Obras Públicas e Comunicações, pelo lado paraguaio. Os custos decorrentes da elaboração dos estudos, projetos e construção da ponte serão compartilhados igualmente pelos dois país.

Para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, a construção da ponte será “fundamental” para viabilizar a ligação rodoviária entre os portos de Santos, no Brasil, e de Iquique e Antofagasta, no Chile. “Avançar no tema da integração física com o Paraguai ajudará à integração entre nossos países, mas também ampliará a conexão do Cone Sul com o resto da América do Sul e com as regiões mais dinâmicas da economia mundial”, afirmou Serra.

Além dos acordos assinados hoje, Serra informou que o Brasil pretende ampliar os negócios com o Paraguai, removendo barreiras não tarifárias e também a parceria na prevenção e combate ao contrabando, tráfico de drogas e de armas.

Segundo o Itamaraty, o Brasil é o principal destino das exportações paraguaias e o principal fornecedor de produtos para o Paraguai. Em 2015, o intercâmbio bilateral alcançou US$ 3,3 bilhões. O comércio bilateral é caracterizado por elevada porcentagem de produtos de alto valor agregado. No ano passado, 93,7% das exportações brasileiras para o Paraguai foram compostas de produtos manufaturados.

 

Conteúdos relacionados