Antes de descumprimento, ministra sinalizou urgência em julgamento de Renan
‘Tudo que for urgente para o país, eu pautarei com urgência’, garantiu
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
‘Tudo que for urgente para o país, eu pautarei com urgência’, garantiu
A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta terça-feira (6), não ter conhecimento do pedidoapresentado pelo partido Rede Sustentabilidade, a favor do afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado, mas garantiu que não foi uma decisão fora do comum. Segundo ela, o assim que o ministro Marco Aurélio deliberar sobre recurso interposto pela Advocacia Geral do Senado Federal, irá levar o caso para Plenário. “Tudo que for urgente para o país, eu pautarei com urgência”, garantiu.
As falas foram feitas nesta manhã, antes da mesa diretora do Senado, presidida por Renan Calheiros (PMDB-AL), decidir pelo não cumprimento de liminar concedida pelo STF, que determinou afastamento imediato do peemedebista da presidência. A ministra havia sinalizado celeridade no julgamento e negou conflito entre os Poderes diante de decisões como esta do afastamento de Renan. “Os Poderes atuam de forma harmônica”, disse.
Como prova desta harmonia, ela lembrou a reunião realizada há cerca de um mês entre os chefes dos três Poderes da União para tratar da segurança pública. “Não vejo motivos para qualquer tipo de retaliação. Não acredito que detentores de cargo público pensem assim”, afirmou.
Segundo informações do STF, para a ministra Cármen Lúcia, o fato de presidentes da República, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados terem sido afastados do cargo neste ano é um teste para a dinâmica das instituições democráticas do Brasil. No entanto, ela não vê fragilidade nas instituições. “Valorizo a política, que é imprescindível para todos”, afirmou. A ministra ainda não se manifestou após decisão do Senado de não cumprir o afastamento imediato de Renan.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.