O  é organizada pelo Movimento Passe Livre

O “3º Grande Ato contra a Tarifa”, que acontece no final da tarde desta terça-feira, seguirá pelas ruas do bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo. O trajeto foi definido em uma assembleia com os cerca de 800 manifestantes presentes.

O protesto é organizada pelo Movimento Passe Livre (MPL) e teve como ponto inicial a Praça Silvio Romero, próximo à Estação Tatuapé do metrô. Ele seguirá pelas ruas Serra de Bragança, Itapura, Plantina, Serra do Japi – com parada em frente ao sindicato dos metroviários -, Radial Leste (sentido centro) e Estação Belém do metrô, onde termina.

Antes de o trajeto ser definido, o comandante da operação, capitão Ubirajara Storai, afirmara que haveria confronto se o protesto seguisse pela Radial Leste no sentido bairro. “O direito à manifestação existe, mas existe um bem maior que é a ordem pública. A Radial Leste não será fechada no sentido bairro. Se precisar, vamos dispersar”. Segundo ele, 450 PMs foram deslocados para a operação, além de dois helicópteros. “Se necessário, temos uma tropa reserva de mais 450 homens aguardando”, completou.

No ato da última sexta-feira, a PM impediu que os manifestantes seguissem pela Avenida Paulista devido às obras para a construção de uma ciclovia no local. Segundo a PM, material de construção disponível na via poderia, eventualmente, ser transformado em arma.