Taxa de reprovação chegou a 71% em agosto, diante dos 65 registrados em junho

A presidente (PT) atingiu índice de reprovação pior do que as taxas registradas por Fernando Collor às vésperas de sofrer um processo de . Segundo pesquisa Datafolha feita entre segunda e terça-feira, a presidente chegou a 71% de reprovação. Em levantamento anterior, feito em junho, a taxa era de 65%. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A avaliação de quem considera a atuação de Dilma como ótima ou boa caiu de 10% em junho para 8% em agosto. Também aumentou o número de pessoas que defendem a abertura de um processo de impeachment, passando de 63% em abril para 66% em agosto.

Segundo o instituto, os números desta semana são os piores desde que a série de pesquisa foi iniciada em âmbito nacional, em 1990. Dessa forma, Dilma passa a ser a presidente com pior taxa de popularidade entre todos os eleitos diretamente desde a redemocratização.

Para Dilma, a pior taxa de reprovação aparece no Centro-Oeste, com 77%. No Sudeste e no Sul, 73% dos entrevistados disseram que o governo é ruim ou péssimo. No Nordeste, essa taxa é de 66%.

O Datafolha entrevistou 3.358 pessoas com 16 anos ou mais em 201 municípios nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.