PSDB pede ao STF abertura de investigação contra Dilma

Partido tucano diz que presidente está envolvida no Lava Jato

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Partido tucano diz que presidente está envolvida no Lava Jato

O PSDB entrou hoje(25)  com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo autorização para que a Polícia Federal (PF) tome depoimento da presidenta da República, Dilma Rousseff, nas investigações da Operação Lava Jato. O líder do partido na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP) foi responsável por protocolar a petição.

Sampaio, que também é vice-presidente jurídico do partido, se baseou no pedido (http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-09/policia-federal…) feito pela PF há duas semanas para que o ex-presidente Lula possa ser ouvido no âmbito das investigações. Para ele, as justificativas utilizadas para se ouvir Lula também se aplicam à presidenta.

“A própria condição funcional de Dilma Vanna Rousseff à época dos fatos, ou seja, ministra de Minas e Energia, presidente do Conselho de Administração da Petrobras e ministra da Casa Civil, por si só, a coloca no centro dos fatos criminosos, exigindo, no mínimo, explicações plausíveis e aceitáveis para eventual alegação de que ‘nada sabia’”, diz um trecho da peça.

O deputado argumenta ainda que o fato de Dilma ser presidenta da República não afasta a possibilidade dela ser investigada. Segundo ele, ela apenas não poderia ser processada. O documento cita um entendimento do ministro Teori Zavascki que viabiliza “a instauração de procedimento meramente investigatório” contra chefe do Executivo, se for o caso.

A Agência Brasil entrou em contato com o Palácio do Planalto e ainda aguarda uma manifestação oficial sobre o assunto.

O pedido feito pela PF para ouvir Lula aguarda parecer da Procuradoria Geral da República, o que é parte do rito processual . Segundo a PF, o ex-presidente não é investigado na Lava Jato, mas o depoimento é necessário, diante das acusações feitas por diversos delatores, que envolvem parlamentares que fizeram parte da base de apoio ao governo Lula.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

celular mec deputados denúncias Anaurilândia prefeitura
lula