Neste período, os jovens devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima

O prazo para o alistamento militar vai até 30 de junho para os cidadãos brasileiros do sexo masculino nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015.

Neste período, os jovens devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima de sua residência.

O alistamento militar é obrigatório e independe de grau de escolaridade. O Serviço Militar inicial obrigatório tem duração de 12 meses, e pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses.

Os documentos necessários para o alistamento são: Certidão de Nascimento ou equivalente (identidade, Carteira de Habilitação ou de trabalho), comprovante de residência, foto 3×4 recente, de frente e sem retoques.

No caso de ser naturalizado, o interessado deve levar a prova de naturalização ou certidão do termo de opção. Também existe a opção de pré-alistamento, que visa a acelerar o processo, para que o cidadão permaneça o mínimo de tempo na JSM.

Segundo o Ministério da Defesa, caso o cidadão tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Jovens com deficiência precisam apresentar atestado médico. Todos os documentos devem ser originais.

O brasileiro residente no exterior em idade de alistamento deve se dirigir à representação consular (Consulado ou Embaixada) mais próxima e realizar o alistamento. Assim que retornar ao Brasil, deverá procurar uma Junta de Serviço Militar.

Os cidadãos poderão indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea durante a seleção geral, que ocorre ainda em 2015.

Somente será atendido, caso se enquadre nos perfis previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas, sendo incorporado somente em 2016.

Caso o jovem perca o prazo de alistamento, deverá pagar uma multa, comparecer à JSM e alistar-se. Se isso não acontecer, o brasileiro estará em débito com o serviço militar e perderá alguns direitos, como a obtenção de passaporte, direito de prestar exame ou se matricular em instituições de ensino, inscrição em concurso público.

O Ministério da Defesa orienta que o jovem fique atento ao horário de funcionamento da sua junta militar e não se apresente vestido com camiseta regata ou bermuda. Tatuagens, barba ou corte de cabelo não impedem o ingresso ao serviço militar.

De acordo com o Exército Brasileiro, atualmente, há um grande número de jovens alistados. Segundo o major Igor Pie de Sousa Pinguelli, Presidente da Comissão de Seleção das Forças Armadas de Brasília, a procura tem aumentado devido ao panorama de emprego no Distrito Federal.

“Eles sempre dizem que querem servir porque é um sonho de criança, por causa da aventura ou pela autoridade, mas eu acredito que isso se deve ao fato de ser um emprego garantido durante um ano: o cidadão pode ficar até seis. O soldo aumenta podendo chegar até cerca de R$ 1,5 mil.

O indivíduo só é analisado pela sua condição cívica. Mas, no quartel, fazemos um levantamento do perfil desses jovens e pelo nosso parecer a maioria vem das classes D e E”.

Os dados da Seção de Serviço Militar informam que, em 2011, cerca de 1milhão e 600 mil jovens se alistaram e, desses, 87 mil foram incorporados às Forças Armadas. Já em 2014, o número de alistados passou para cerca de 1 milhão e 700 mil.

Desses, houve aproximadamente 97 mil incorporados. Ou seja, entre esses anos, houve um aumento de 10 mil jovens engajados (a serviço das Forças Armadas). E, desses, 95% foram voluntários.

Para este ano, a expectativa é de que 2 milhões de jovens façam o alistamento militar obrigatório e cerca de 100 mil sejam incorporados, o que significa um novo aumento no contingente militar.

Para Thiago Fontenele Santos, que vai se alistar em Curionópolis (Pará), servir às Forças Armadas constitui um benefício para os jovens que desejam ter renda.

Ele disse que o soldo que receberá o ajudará a pagar os estudos.“Acho que [que o rendimento que vou receber] vai facilitar bastante [minha vida], pois [vou poder pagar] as despesas da faculdade. E, claro, servir é uma aventura”.Prazo para alistamento militar vai até 30 de junho