Petrobras agradece “competência técnica” de Graça Foster

Reunião do Conselho de Administração da estatal elegeu Aldemir Bendine para presidência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reunião do Conselho de Administração da estatal elegeu Aldemir Bendine para presidência

Após uma reunião de quase sete horas, em São Paulo, o Conselho de Administração da Petrobras divulgou na tarde desta sexta-feira a nova composição de sua diretoria. O nome do agora ex-presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, foi confirmado na presidência da estatal em substituição a Graça Foster, que pediu desligamento da empresa esta semana e deixou o conselho.

Em nota, a empresa agradeceu a Graça e à diretoria pela “competência técnica, o profissionalismo e a dedicação no exercício desses cargos”. Além de Graça, deixaram o posto os diretores Almir Barbassa, José Formigli, José Cosenza, José Alcides Santoro e José Antônio de Figueiredo.

A ex-presidente, amiga pessoal da presidente Dilma Rousseff, pediu desligamento do cargo esta semana em meio às investigações de pagamento de propina a ex-diretores da estatal. Dilma, porém, já havia afirmado confiar em Graça, que estava no posto desde 2011, primeiro ano do primeiro mandato da petista.

Por maioria, segundo a empresa, o Conselho de Administração elegeu Ivan de Souza Monteiro como diretor financeiro e de relacionamento com investidores, em substituição a Barbassa. Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, Monteiro já havia ocupado no banco cargos de diretor comercial, vice-presidente de Finanças, mercado de capitais e relações com investidores, além de ter sido presidente do Conselho de Supervisão da BB AG.

O engenheiro químico Jorge Celestino Ramos deixa a gerência executiva de Logística do Abastecimento para assumir como diretor de abastecimento, em substituição a Cosenza. Ramos trabalha há 32 anos na Petrobras.

Formigli será substituído pela atual gerente executiva de Exploração e Produção Corporativa, Solange da Silva Guedes, na diretoria de Exploração e Produção. Ela é doutora em engenharia de petróleo e tem 30 anos na estatal.

Já o atual gerente executivo de Gás e Energia Corporativo, Hugo Repsold Júnior, é o novo diretor de Gás e Energia, em substituição a José Alcides Santoro Martins. Repsold é formado em engenharia mecânica e em economia e atua há 30 anos na Petrobras.

No lugar do diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais José Antônio de Figueiredo assume Roberto Moro, atual gerente executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos. Ele é formado em engenharia mecânica e tem 33 anos de companhia.

O novo presidente da Petrobras era presidente e membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil. Formado em Administração de Empresas, Bendini tem MBA em Finanças e em Formação Geral para Altos Executivos.

Ninguém do Conselho de Administração da estatal falou com os jornalistas na sede da empresa na capital paulista, nos Jardins.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados