Secretários da pasta participaram de Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento

Duas ações prioritárias do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) foram levadas a representantes de 11 estados da federação durante o 58º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, na manhã desta quarta-feira (17), em Brasília. A construção do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e a rede de capacitação do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse da União (Siconv) foram diretamente esclarecidas aos secretários estaduais.

Dois secretários do MP foram responsáveis por levar as iniciativas aos secretários estaduais. Em construção, a proposta do PPA e suas diferenças em relação à versão anterior foi um dos itens da pauta. A intenção é que o novo PPA seja mais efetivo e claro. “Queremos diminuir o número de metas das atuais 2.400 para algo em torno de 700”, afirmou o secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Gilson Bittencourt. Outra novidade é a vinculação entre os objetivos e o orçamento da União. “Nesse modelo, os planos orçamentários podem englobar várias iniciativas”, detalhou Bittencourt.

A pauta de discussão do PPA prevê um diálogo contínuo com os estados. “Esse é o momento de ajudar os entes da federação a alinhar o PPA deles ao nosso”, defendeu Bittencourt. Para o secretário de Planejamento de Santa Catarina e presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), Murilo Flores, o desafio é fazer com que os planos deixem de ser documentos burocráticos e se tornem instrumentos efetivos de planejamento e gestão. “Temos esse problema em Santa Catarina”, revelou.

Convênios – Efetividade também foi a palavra de ordem apresentada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Cristiano Heckert, durante o fórum. Termos de cooperação foram levados aos secretários de planejamento. Quando assinados, os documentos darão aos estados livre acesso a um conteúdo de formação capaz de melhorar a efetividade das propostas de convênios e transferências voluntárias. A rede de capacitação de Sistema de Convênios e Contratos de Repasse da União (Siconv), conhecida como Rede Siconv, deve levar esclarecimentos a 19 mil servidores.

“Queremos trabalhar conjuntamente com os estados para evitar que haja recursos federais devolvidos por não execução. Essa é uma situação que constrange a todos nós, já que, quando acontece, o objeto do convênio deixa de atender à sociedade”, explicou. A Rede levará cursos presencias e de educação à distância para os usuários do sistema. A iniciativa foi criada em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).