Pular para o conteúdo
Brasil

Militares da FAB em MS fazem transporte de paciente com suspeita de ebola

Esquadrão Pelicano levará homem de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro
Arquivo -

Esquadrão Pelicano levará homem de  para o Rio de Janeiro

Militares da FAB (Força Aérea Brasileira) em Mato Grosso do Sul foram acionados na manhã desta quarta-feira (11) pelo Ministério da Saúde para realizar a transferência de um paciente com suspeita de de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro.

O avião SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano decolou da Base Aérea de Brasília – onde recebeu uma preparação especial para o transporte – por volta das 16h rumo à capital mineira. A previsão é que o paciente chegue ao Rio de Janeiro na noite de hoje.

A tripulação do esquadrão, especializado em missões de busca e salvamento, foi acionada às 10h (horário de Brasília) na Base Aérea , sede da unidade aérea. De lá, os militares seguiram para a capital federal e pousaram no início da tarde. Uma equipe de saúde do SAMU do Distrito Federal e os militares da FAB, capacitados para lidarem com o transporte de pessoas com doenças infecciosas, prepararam a aeronave que possui uma configuração especial para evacuação aeromédica.

Em casos de transporte de pacientes suspeitos de ebola, a aeronave militar é dividida internamente em três zonas: quente, morna e fria, por meio de cortinas específicas. Militares da FAB em MS fazem transporte de paciente com suspeita de ebola

A zona quente, ou crítica, é onde o paciente é transportado. Todos os profissionais que ficam nessa área devem usar os devidos equipamentos de proteção e o paciente é acomodado em uma maca de isolamento portátil. Um tripulante do Esquadrão Pelicano, da especialidade de enfermagem e formado no Curso de Capacitação de Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN), faz a coordenação entre a equipe médica e a tripulação por meio da fonia da aeronave, além de gerenciar questões de logística e segurança de voo no local. O curso de DBQRN é promovido pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), da FAB.

Já a zona morna serve para armazenar equipamentos e materiais para atender ao paciente. Além disso, serve de área de preparação para os profissionais que necessitem ter algum tipo de contato com quem está na zona quente.

A zona fria é considerada livre de contaminação e abriga os pilotos, mecânicos e demais especialistas que necessitem estar no voo, de acordo com a necessidade de cada caso

Caso

O paciente foi internado na terça- feira (10/11) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Pampulha com suspeita de infecção de ebola. O homem, que é brasileiro e tem 46 anos, estava em Guiné, na África, e começou a sentir sintomas da doença dois dias depois de retornar ao Brasil. Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e teve início a adoção do protocolo nacional estabelecido para casos suspeitos de ebola. Ele será levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência nacional para casos de ebola, segundo o Ministério da Saúde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Não vamos nos intimidar”, afirma presidente da CPI sobre oitiva com ‘donos’ do Consórcio

Namorada e grupo que matou e esquartejou jogador tem decisão de júri popular anulado

Alcolumbre marca análise de vetos de Lula após um ano e deve ler requerimento de CPMI do INSS

A cada 3 dias, um médico sofre violência em unidades de saúde de MS, aponta CFM

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Agenda dos Poderes: CPI vai ouvir ‘cabeças’ do consórcio, enquanto Congresso discute aumentar número de deputados

Últimas Notícias

Polícia

Preso casal que tentou matar desafeto esfaqueado em Campo Grande

Vítima permanece internada na Santa Casa e respira com ajuda de aparelhos

Polícia

Helicóptero socorre criança vítima de acidente na BR-262

A criança foi levada à Santa Casa da cidade e está sendo avaliada no setor de emergência

Cotidiano

CAaixa inicia pagamentos do FGTS aos trabalhadores que optaram pelo Saque-Aniversário

O cadastramento da conta deve ter sido realizado até o último dia 28/05 para recebimento automático

Cotidiano

Num só dia, projeto celebra 45 adoções de cães e gatos em situação de vulnerabilidade

Coordenadora do projeto disse que ao menos 200 animais aguardam na fila por adoções