Líderes definem comando de comissões permanentes da Câmara
O PT, com a maior bancada da Casa, presidirá duas comissões
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O PT, com a maior bancada da Casa, presidirá duas comissões
Os líderes partidários na Câmara dos Deputados definiram hoje (3) as comissões que serão presididas por integrantes de seus partidos. A definição seguiu a regra da proporcionalidade e o tamanho dos blocos ou bancadas de cada legenda.
Conforme acordo entre a legenda e o bloco liderado pelo PMDB, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a principal da Câmara, será presidida por um deputado do PP. Pela CCJ passam todos os projetos em tramitação na Casa.
O PMDB, que tem a segunda maior bancada individual da Câmara, escolheu as comissões de Finanças e Tributação, de Educação e de Segurança Pública. O PT, com a maior bancada da Casa, presidirá as comissões de Fiscalização Financeira e Controle e Direitos Humanos e Minorias.
O PSDB comandará as comissões de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Legislação Participativa. Além da CCJ, o PP presidirá a Comissão de Desenvolvimento Urbano.
O PR comandará as comissões de Viação e Transportes e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O PSD ficou com as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.
Ao PSB caberão as comissões de Turismo e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O PDT escolheu para comandar a Comissão de Cultura e o DEM ficou com a de Defesa do Consumidor.
A Comissão de Esporte será comandada por um deputado do PRB, que já comanda o Ministério do Esporte. Coube ao PSC a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. O PCdoB comandará a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. O PTB presidirá a Comissão de Seguridade Social e Família e o SDD, a de Trabalho, Administração e Serviço Público.
A eleição do presidente e vice-presidente das 23 comissões técnicas e permanentes da Câmara deve realizada na manhã desta quarta-feira (4). Caberá aos líderes partidários indicar os escolhidos pelas bancadas. A eleição é obrigatória, mas normalmente o indicado é eleito pela quase totalidade dos integrantes das comissões.
Com a instalação e a eleição das mesas diretoras, as comissões iniciam suas atividades. Cabe às comissões permanentes discutir e votar matérias em tramitação na Câmara.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.