Juiz do RJ desmonta acusação de tráfico e absolve usuário que planta maconha
Juiz considerou provas insuficientes
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Juiz considerou provas insuficientes
Um usuário que foi enquadrado como traficante após ser preso em flagrante por 19 pés de maconha acabou absolvido no Rio de Janeiro pelo juiz da 43ª Vara Criminal, Rubens Roberto Rebello Casara. Casara considerou não haver provas suficientes para incriminar o réu ou enquadrá-lo como traficante. O caso pode ser considerado histórico.
Segundo informações do portal Huffpost Brasil. o juiz é conhecido por ser um raro antiproibicionista, que mostrou, em 2013, um pouco de como pensava sobre o assunto. O artigo ganhou o nome de Convenções da ONU e Leis Internas sobre Drogas Ilícitas: Violações à Razão e às Normas Fundamentais.
Na decisão, Casara rebate acusações alegando falta de provas para condenar o suspeito e faz questão de desdobrar alguns preconceitos comuns diante do assunto. “Encerrada a instrução criminal, não há qualquer elemento probatório sério a apontar que o material encontrado na casa do réu era destinado ao comércio ilícito de drogas (nesse sentido, o depoimento de Francisco, porteiro do prédio em que a droga foi encontrada, é importante: não só pelo que relatou como também pela ausência de menção à presença de potenciais compradores no apartamento de Rafael)”, escreveu o juiz na sentença de 15 de dezembro.
“Importante lembrar, ainda, que a única parcela do material apreendido própria para o consumo não ultrapassava 41, 60 gramas de “maconha”, quantidade insuficiente para sugerir que essa droga era destinada ao comércio ou à obtenção de lucro”, afirmou, refutando a tese de tráfico.
E o juiz ainda fez citação à opção do réu de fugir do tráfico para plantar a maconha que ele decidiu, como as responsabilidades que lhe cabem, consumir.
“Ademais, viola o princípio da proporcionalidade punir com pena privativa de liberdade um indivíduo que, para fugir dos riscos gerados tanto pela “indústria da ilegalidade” quanto pela opção política que aposta no modelo bélico de enfrentamento de um problema que é, na realidade, de saúde pública, opta por cultivar a substância que pretende usar”.
*Com informações do Hoffpost Brasil
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.