Impacto de nova taxa de retorno nos pedágios será mínimo, diz secretário
O secretário evitou adiantar os valores
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário evitou adiantar os valores
A mudança nos parâmetros da taxa interna de retorno das rodovias federais a serem leiloadas terão impacto mínimo nos pedágios, informou hoje (10) o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Paulo Corrêa. Segundo ele, as simulações da equipe econômica indicaram que o aumento do custo médio ponderado de capital, de 7,2% para 9,2% ao ano, não terá grande interferência nas tarifas finais.
“Fizemos simulações, mas a tarifa máxima não ficou maior que a anterior. A diferença não é muito grande. Estamos confortáveis em dizer que preço continua acessível para o motorista, com um aumento nada desproporcional”, disse Corrêa.
O secretário evitou adiantar os valores das tarifas máximas estimadas, mas explicou como a simulação foi realizada. Segundo ele, os técnicos da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) pegaram um dos trechos de rodovias federais a serem leiloados este ano e calcularam o pedágio máximo para o custo médio ponderado de capital em 7,2% e em 9,2% ao ano.
O aumento do custo médio ponderado de capital levará taxas internas de retorno (TIR) mais altas para consórcios vencedores dos leilões. Apesar de reconhecer que o aumento da TIR atrairá mais concorrentes para rodovias menos movimentadas, o secretário explicou que o governo apenas fez uma atualização de cálculo em relação à TIR anterior, que estava congelada desde 2007 e foi usada em todos os leilões de rodovias federais até agora.
“Fizemos apenas a atualização de um cálculo anterior que estava parado desde 2007. A metodologia não mudou. Usamos a metodologia conhecida internacionalmente e aceita pelos órgãos de controle”, esclareceu Corrêa. Ele classificou de formalidade a atualização do cálculo.
Com valor geralmente próximo do do custo médio de capital, a TIR pode ser definida como a taxa que remunera o risco do investidor que deixa de aplicar o dinheiro em títulos do Tesouro norte-americano, considerados os investimentos mais seguros do mundo, para atuar em outros projetos. No modelo de concessão de rodovias, quanto maior a TIR maior o preço máximo do pedágio.
Para atualizar o custo médio de capital, o Ministério da Fazenda levou em conta quatro parâmetros: a remuneração média dos títulos públicos norte-americanos nos últimos 20 anos, o prêmio médio de risco de mercado, o risco Brasil (diferença entre os juros dos títulos da dívida externa pública brasileira) e a inflação média nos Estados Unidos entre 1995 e 2015.
Apesar da tarifa máxima mais alta, as concessionárias vencedoras não necessariamente cobrarão pedágios mais caros que o de rodovias já leiloadas. Isso porque, no modelo de concessão de rodovias, vence quem oferece a tarifa mais baixa. A maior taxa de retorno, no entanto, atrai mais concorrentes aos leilões.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Madalena exige dinheiro que Osmar roubou de sua família: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Bia destrói fotos tiradas por Beto para a campanha: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Tobias descobre que Luís comprará fazenda para morar com Zuca: Resumo Cabocla, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.