Manifestação acontecerá em 70 cidades de 23 Estados

Desde que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da PEC 171/93 , que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos, ativistas e movimentos sociais contrários à medida têm realizado diversos protestos pelo Brasil. O próximo, no entanto, será diferente – não em relação ao tema, mas ao formato. Na madrugada de terça (28) para quarta-feira (29), manifestantes farão intervenções artísticas em mais de 300 praças ao redor do País, fazendo-as “Amanhecer Contra a Redução” (nome que foi dado ao movimento).

A manifestação acontecerá, por enquanto, em mais de 70 cidades de 23 Estados. A maior parte está na região metropolitana do Rio de Janeiro. Nelas, importantes espaços públicos serão “enfeitados” com faixas, cartazes, lambe-lambes, adesivos, stencils e pipas. Todos, é claro, com mensagens e argumentos contra a PEC 171/93. No Facebook, 16 mil pessoas já confirmaram presença no evento.

A organização do “Amanhecer Contra a Redução” foi colaborativa. O passo a passo é explicado no site oficial do movimento. “Na madrugada do dia 28 a 29 de abril, vamos cobrir nossas praças com materiais (adesivos, lambes, tecidos, pipas, fitas) contra a redução da maioridade penal. Participe! Junte um grupo de pelo menos 5 amigos; escolha uma praça movimentada em seu território; inscreva sua praça para colocarmos no mapa; e veja o manual que explica como produzir os materiais para a ação”, diz o texto.