Facebook libera usuário a se identificar como transexual
Usuários já podem escolher se querem ser identificados como travesti, pessoa transexual, sem gênero etc
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Usuários já podem escolher se querem ser identificados como travesti, pessoa transexual, sem gênero etc
Usuários brasileiros do Facebook têm, a partir desta segunda-feira (2), mais opções para informar sua identidade de gênero na rede social, além dos tradicionais “masculino” e “feminino”.
A nova ferramenta já está disponível e conta com a opção de gênero “personalizado”. Ao selecionar essa alternativa, o usuário pode preencher um campo com a identidade de gênero que desejar. À medida que o texto é digitado, algumas opções aparecem como sugestão: travesti; homem transexual; mulher transexual; trans homem; trans mulher; homem (trans); mulher (trans); cross gender; transgênero; FtM; MtF. Pessoa transexual; neutro; pessoa trans; sem gênero.
Quem não se identificar com nenhuma das 17 opções sugeridas poderá escrever sua própria identidade de gênero. De acordo com Bruno Magrani, líder de políticas públicas do Facebook Brasil, a criação da ferramenta – já disponível para usuários dos Estados Unidos desde abril de 2014 – é uma resposta a “anseios” da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
“A ideia do Facebook é dar cada vez mais liberdade para as pessoas se expressarem de forma autêntica”, disse Magrani durante evento de apresentação da nova ferramenta, nesta segunda.
Privacidade
Quanto à privacidade, o Facebook deixará o usuário escolher se quer que a informação seja pública ou privada. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que é autor de um projeto de lei sobre identidade de gênero e foi convidado pelo Facebook a participar da criação da ferramenta, nem todo mundo quer ou está preparado para a “visibilidade de gênero”.
“Sou contra tirar as pessoas do armário compulsoriamente”, disse Wyllys. “A questão é a liberdade. O Facebook não quer impor nada às pessoas”, completou Magrani.
Outra novidade diz respeito ao pronome utilizado pela rede social para identificar o usuário. A partir de agora, o usuário pode decidir se quer que o Facebook se refira a ele no masculino, no feminino ou de forma neutra. Essa informação, ao contrário da identidade de gênero, será necessariamente pública.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.