Ex-ministro diz que ricos odeiam Dilma e o PT
Luiz Carlos Bresser-Pereira disse que nunca viu tanto ódio
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Luiz Carlos Bresser-Pereira disse que nunca viu tanto ódio
Para o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, os ricos do país nutrem ódio ao PT e a presidente Dilma Rousseff. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo neste domingo (1), o economista, que já foi ministro nos governos de José Sarney (1985-1990) e do Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), fala sobre seu novo livro “A Construção Política do Brasil”.
Ele explica que as eleições do ano passado à presidência do Brasil, que teve a reeleição de Dilma Rousseff (PT), mostrou um fenômeno que jamais tinha visto. “De repente, vi um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, contra um partido e uma presidente. Não era preocupação ou medo. Era ódio”, contou ao jornal.
O economista explicou que o governo fez compromissos, mas não entregou e continua defendendo os pobres contra os ricos. “O ódio decorre do fato de que o governo revelou uma preferência forte e clara pelos trabalhadores e pelos pobres. Não deu à classe rica, aos rentistas.”
Bresser-Pereira disse que o Brasil só teve cinco pactos políticos e após 1190 houve grandes fracassos. Ele explicou que o Lula se propôs a formar um pacto na nacional-politico, com empresários, industriais, trabalhadores, entre outros.
“O governo terminou de forma quase triunfal, com crescimento de 7,4%, e prestígio internacional muito grande. Mas esse pacto desmoronou nos dois últimos anos do governo Dilma”.
O economista diz que é pessimista porque não viu melhoras. “Não vejo nenhum sinal de que esse problema vá ser enfrentado. Nem da parte do governo, nem das oposições, nem da academia”, contou.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.