Dilma recebe ministro Luís Adams na véspera de dar explicações ao TCU
Governo apresentará nesta quarta ao TCU explicações sobre ‘pedaladas’
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Governo apresentará nesta quarta ao TCU explicações sobre ‘pedaladas’
A presidente Dilma Rousseff voltará a se reunir com o advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams, nesta terça-feira (21), no Palácio do Planalto, informou a assessoria da Presidência. O tema do encontro não foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social.
O encontro ocorre na véspera do dia em que o governo apresentará ao TCU (Tribunal de Contas da União) explicações para as chamadas “pedaladas fiscais”, que consistiram no atraso dos repasses para instituições financeiras públicas do dinheiro de benefícios sociais e previdenciários, como Bolsa Família, abono, seguro-desemprego e subsídios agrícolas.
Em razão do atraso, que fez com o governo ficasse mais tempo com o dinheiro em caixa, instituições como o Banco do Brasil e o BNDES tiveram de usar recursos próprios para honrar os compromissos. Para o TCU, essa prática configura “empréstimo” ao governo, o que estaria violando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o processo na corte, as “pedaladas” somam R$ 40 bilhões.
Em junho, o TCU deu 30 dias para o governo se explicar. O tribunal aguarda as justificativas do Executivo para definir se aprova ou rejeita as contas do governo Dilma do ano passado.
Nesta segunda (20), Dilma já havia se reunido por cerca de uma hora com Adams, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Valdir Simão (Controladoria-Geral da União) e Nelson Barbosa (Planejamento), além dos presidentes do Banco do Brasil, Alexandre Abreu; da Caixa Econômica, Miriam Belchior; do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho; e do Banco Central, Alexandre Tombini.
Julgamento ‘técnico’
Na semana passada, o ministro Luis Inácio Adams falou à imprensa após reunião da coordenação política no Palácio do Planalto e disse que a reunião serviu para ele e o ministro Nelson Barbosa apresentarem ao grupo as explicações que serão levadas ao TCU.
Em entrevista no Palácio do Planalto, Adams disse esperar que o julgamento no tribunal seja “técnico e não político” e declarou estar “cofiante” de que o TCU aprovará as contas do governo Dilma de 2014. Para o ministro, a jurisprudência legal permite as “pedaladas”.
Notícias mais lidas agora
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
Conferência Municipal do Meio Ambiente de Campo Grande está com inscrições abertas
A etapa municipal também elegerá pessoas delegadas para a Conferência
Plano busca promover a igualdade racial na administração pública
O plano foi construído a partir de 400 contribuições de movimentos sociais
Comissão fundiária visita fazendas ocupadas por indígenas em Douradina
As ações de reintegração de posse foram propostas após os três locais serem ocupados por indígenas
Neuer é expulso e Munique é eliminado pelo Bayer Leverkusen na Copa da Alemanha
O Bayern começou melhor na partida e chegou a ter 73% de posse de bola
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.