Brasil quer terminar com o ilegal até o ano de 2025

Brasil e Estados Unidos esperam anunciar nesta terça-feira (30) um acordo para reduzir o desmatamento. A reportagem é do correspondente Luís Fernando Silva Pinto.

Será um dia longo para a presidente Dilma Rousseff. A agenda começa na capital dos Estados Unidos e termina do outro lado do país.

Quando sair da Blair House, a residência oficial dos chefes de Estado recebidos pela presidência americana, Dilma Rousseff irá para o encontro mais importante dessa etapa da viagem, em Washington. Será um encontro de trabalho com o presidente Obama no salão oval da Casa Branca.

Um dos pontos mais importantes da agenda é um acordo climático estabelecendo metas de proteção ao meio ambiente que Estados Unidos e Brasil querem que se torne um marco para a conferência de clima de Paris em dezembro. O Brasil quer terminar com o desmatamento ilegal até o ano de 2025.

Além disso, os dois governos planejam assinar novos acordos de cooperação militar, querem fechar intercâmbios em tecnologia e educação e querem dobrar, em dez anos, os negócios, que hoje passam dos US$ 60 bilhões anuais.

Na segunda à noite, Dilma e Obama tiveram um jantar de trabalho na Casa Branca. Mais cedo, a presidente foi convidada para um passeio que não estava na agenda oficial: uma visita a um dos mais novos monumentos da capital americana – o memorial ao líder dos direitos civis Martin Luther King.

Os dois conversaram descontraídos, dispostos a mostrar que já superaram o mal-estar provocado pela revelação de que a presidente brasileira foi espionada pela agência de segurança americana.

Em Nova York, no início da segunda-feira, a presidente incentivou empresários americanos a investir no Brasil. Em Washington, hoje, a ênfase é melhorar as relações bilaterais. E na Califórnia, para onde ela vai no fim do dia, o objetivo é buscar novas áreas de comércio.