Derrotas de Dilma no Congresso são reflexo da impopularidade, diz Cunha
Pesquisa do instituto Datafolha mostrou que 71% desaprovam o governo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pesquisa do instituto Datafolha mostrou que 71% desaprovam o governo
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta quinta-feira (6) que a presidente Dilma Rousseff alcançou um “nível grande” de impopularidade, que, segundo ele, dificulta uma recuperação. Para o deputado, as derrotas do governo em votações no Congresso são reflexo dessa impopularidade.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta pelo jornal “Folha de S.Paulo” indica que 71% dos entrevistados avaliam o governo Dilma como “ruim” ou “péssimo”. A aprovação (“otímo” ou “bom”) é de 8%, segundo o instituto. O levantamento foi realizado pelo com 3.358 pessoas de 201 municípios do país entre os dias 4 e 5 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A atual taxa de reprovação da presidente da República é a pior da história da pesquisa, superando os 68% de “ruim” e “péssimo” registrados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992.
De acordo com o presidente da Câmara, a perda de apoio do governo se reflete nas recentes derrotas em votações no Congresso Nacional. Na madrugada desta quinta, a Câmara aprovou uma das chamadas “pautas-bomba” para o governo – a proposta de emenda constitucional que eleva os salários de carreira da Advocacia Geral da União. O custo estimado da medida, segundo o Ministério do Planejamento, é de R$ 2,4 bilhões.
“Ela [Dilma] está num nível grande de impopularidade que não consegue reverter. Então, o governo vai perdendo credibilidade e apoiamento da sociedade como um todo. E isso reflete no Congresso”, declarou Eduardo Cunha.
Temer fala em reversão
Mais otimista, o vice-presidente da República, Michel Temer, comentou o resultado mais cedo nesta quinta-feira e disse acreditar que o quadro “em breve se reverterá”.
“A pesquisa de hoje não será a de amanhã. Tenho absoluta convicção. Conversei com a presidente Dilma, conversei no governo, e em breve tempo essa pesquisa se reverterá, ou seja, a presidente Dilma terá um apoio extraordinário da população brasileira”, afirmou o vice.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.