Conar arquiva denúncia de propaganda imprópria contra o Boticário
A marca de cosméticos publicou campanha publicitária que mostrava cenas com casais homossexuais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A marca de cosméticos publicou campanha publicitária que mostrava cenas com casais homossexuais
Uma das campanhas mais comentadas dos últimos tempos no Brasil, o comercial do Dia dos Namorados da marca de cosméticos O Boticário, foi “absolvida” no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A denúncia de consumidores que consideraram a propaganda imprópria por mostrar cenas com casais homossexuais foi arquivada por unanimidade. Um dos relatores, ao comentar o tema, afirmou: “Não contem com a publicidade para omitir a realidade”.
A campanha, que estreou no fim de maio, no intervalo do Fantástico, da TV Globo, causou polêmica nas redes sociais e virou sucesso no YouTube. O comercial, até a quinta-feira, 16, tinha mais de 3,5 milhões de visualizações no site de vídeos. A temática gerou queixas de políticos conservadores, que chegaram a propor um boicote à empresa. Em junho, justamente no momento em que a propaganda era exibida intensamente na televisão, criou-se uma “guerra de opiniões” sobre o filme, criado pela agência AlmapBBDO.
O conteúdo criou uma batalha de “gostei” e “não gostei” nas avaliações do YouTube. Com o passar do tempo, porém, a visão positiva do vídeo acabou predominando. Na quinta-feira, eram 386 mil “gostei” e 192 mil “não gostei”. A conversa chegou até ao site Reclame Aqui, que exibe queixas de consumidores.
Em resposta ao debate, O Boticário divulgou nota afirmando que “a proposta da campanha Casais (…) é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados”.
Segundo fontes do mercado publicitário, a diferença entre o filme de O Boticário e os de outras marcas brasileiras que já abordaram as relações homoafetivas residiu na força da veiculação. “Hoje, há um medo enorme (das reações), a propaganda ficou muito careta e politicamente correta. E O Boticário tomou uma posição”, disse um publicitário envolvido na produção.
Notícias mais lidas agora
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
- Trio que morreu em acidente na BR-163 em MS tinha entre 67 e 89 anos
- Banco de dados com 201 DNAs de familiares em MS ajuda a colocar fim na busca por desaparecidos
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Mércia resgata pendrive com provas do assassinato de Molina: Resumo de Mania de Você, capítulo do dia 03/12/20024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (3)
Madalena se desespera ao ver felicidade de Jão em ser pai: Resumo de Volta por Cima, capítulo do dia 03/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (3)
Beatriz acusa Beto de agredir Basílio: Resumo de Garota do Momento, capítulo do dia 03/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (3)
Hélio e Sabina se casam: Resumo de Alma Gêmea, capítulo do dia 03/12/2024, última semana
Confira resumo do capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (3)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.