Comissão da Câmara rejeita regulamentação da profissão de costureiro
A proposta também prevê pagamento de adicional de insalubridade
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A proposta também prevê pagamento de adicional de insalubridade
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou projeto de lei que regulamenta a profissão de costureiro. O PL 7806/14, do ex-deputado Amauri Teixeira, traz uma série de “regras a fim de amenizar a situação precária vivida por muitos profissionais no País”.
Entre outras medidas, o texto prevê jornada de 30 horas semanais e proíbe a contratação de estrangeiros quando houver mão de obra brasileira qualificada.
A proposta também prevê pagamento de adicional de insalubridade de 20% sobre os salários e o fornecimento de cestas básicas a todos os costureiros, que deverão possuir certificado em curso oficial de costura.
Fora da realidade
O relator na comissão, deputado Renato Molling (PP-RS), recomendou a rejeição da matéria com o argumento de que ela não condiz com a realidade e pode até prejudicar o exercício da profissão.
Começando pela definição de costureiro na proposta – “o profissional que projeta e modela confecções” –, Molling afirmou que o texto não acolhe aquele que opera as máquinas de costura, atividade principal dos costureiros.
O relator também considerou como limitação a exigência de curso específico para exercer a profissão e a de inscrição em conselhos regionais de costura.
“Exigir que todo costureiro tenha certificado de formação profissional é discriminatório. Muitos ingressam em seus ofícios a partir de conhecimentos adquiridos com familiares, e muitos desenvolvem suas habilidades de maneira empírica”, observou.
Para o relator, também não faz sentido a exigência de participação em curso oficial, quando existem no País diversos cursos oferecidos por diferentes instituições.
Renato Molling classificou ainda como uma “afronta à livre iniciativa” a fixação em lei de um plano de cargos e salários único para todos os costureiros do País.
A distribuição de funções, disse, cabe a cada empresa, de acordo com suas necessidades, seu porte e seus modelos de negócio.
Estrangeiro
Quanto à exclusão do estrangeiro, Molling considerou irresponsável fechar as portas para esses profissionais, sem previsão de impacto social e financeiro nem se preocupar com a reinclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
No que diz respeito a benefícios sociais e trabalhistas, o relator explicou que parte deles já é prevista em lei e em normas vigentes para todos os trabalhadores no País ou pactuada nas convenções coletivas dos estados. “Não se devem aplicar os benefícios de maneira horizontal, sem considerar as condições e a realidade de cada região.”
1,6 milhão de costureiros
A comissão rejeitou ainda o PL 8053/14, que também trata do trabalho em costura. O argumento de Renato Molling também foi o de que a proposta não se adequa à realidade.
Dados de diversas instituições citados pelo relator apontam para a existência de 1,6 milhão de costureiros em 2013 no País, com renda média de 1,6 salário mínimo.
O relator lembrou ainda que o setor responde por 7% dos acidentes de trabalho no País, apesar de reunir 13% dos empregos da indústria da transformação.
Tramitação
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito). Depois, seguirá para o Plenário.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jorge e Mateus excluem MS da turnê de despedida e dupla poderá sair de cena sem se apresentar no Estado
Dupla Jorge e Mateus divulgou lista de shows da última turnê antes da pausa na carreira e MS ficou de fora, para a decepção dos fãs
Com venda de quadrinhos, jogos e troca de figurinhas, evento reúne público geek em Campo Grande
Super-Feira da Banca Modular é especial de Natal, com opções para fãs de cultura nerd
Ong indígena afirma que morte de rezador em MS foi por intolerância religiosa
Crime aconteceu na Aldeia Pirakuá, em Bela Vista na quinta-feira (12)
Polícia Federal prende general Braga Netto durante operação neste sábado
Preso em operação foi vice do ex-presidente Jair Bolsonaro na chapa de 2022
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.