Câmara dos Deputados terá comissão especial para avaliar crise hídrica

A comissão aguarda a indicação dos parlamentares que farão parte do colegiado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A comissão aguarda a indicação dos parlamentares que farão parte do colegiado

A Câmara dos Deputados criou uma comissão especial para debater a crise hídrica no Brasil.

A comissão vai estudar, debater e propor medidas para minimizar os impactos da escassez de água no Brasil, situação que tem ocorrido na região Sudeste, principalmente. A comissão aguarda a indicação dos parlamentares que farão parte do colegiado para ser instalada.

O autor do requerimento que pediu a criação do colegiado, deputado Givaldo Vieira (PT-ES), afirmou que o objetivo principal é concentrar informações de setores do governo e da sociedade para que se possa entender os motivos da crise. “O objetivo que me levou a propor essa comissão especial, foi, em primeiro lugar, concentrar nesta comissão bastante informação. Nós precisamos reunir as informações de especialistas de todo o País, de representantes de governos, de órgãos públicos ligados à área e as informações da sociedade civil organizada para que a gente possa ter bastante elementos sobre os motivos dessa crise que estamos vivendo, as perspectivas, e principalmente, levantar as possibilidade ‘pra’ saída deste problema.”

Agricultura e indústria
Além de sistematizar os projetos sobre o tema que tramitam na Câmara, a comissão poderá apresentar novos projetos de lei. Segundo o deputado, muitas questões precisam ser tratadas, como o uso da água pela agricultura e pelas indústrias e a função de cada órgão no tratamento e no abastecimento de água.

Vieira acha tanto a agricultura quanto a indústria precisam se adequar aos novos tempos. “Na agricultura, precisamos de mecanismos, inclusive de incentivo, junto com a regulação, para que a agricultura modernize seus equipamentos de uso da água, de aspersão, de toda irrigação. Hoje nós temos equipamentos obsoletos que desperdiçam muita água. Na indústria, nós precisamos ter, num futuro não muito distante, toda a indústria fazendo reuso de água.”

O Brasil é um dos países que mais desperdiça água no mundo. Segundo dados de dezembro de 2013 do Ministério das Cidades, o País desperdiça cerca de 37% da água tratada. O percentual de desperdício do Brasil chega a ser o dobro do índice aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até 15%.

Conteúdos relacionados

lula