Brasil

Brasil é premiado em Olimpíada de Astronomia e Astrofísica

Quatro alunos da delegação brasileira receberam menções honrosas na competição internacional

Gerciane Alves Publicado em 05/08/2015, às 20h46

None
olimpiadaastronomia.jpg

Quatro alunos da delegação brasileira receberam menções honrosas na competição internacional

O Brasil recebeu quatro menções honrosas na IX Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), que ocorreu entre os últimos dias 26 de julho e 4 de agosto na cidade de Magelang, na província de Java Central, na Indonésia.

A equipe ficou na 20ª posição dentre os 41 países participantes e teve como premiados os alunos Carolina Lima Guimarães (Vitória, ES), Felipe Roz Barscevicius (Sorocaba, SP), João Paulo Krug Paiva (Curitiba, PR) e Yassin Rany Khalil (Primavera do Leste, MT). O primeiro lugar geral foi de Joandy Pratama, da Indonésia.

 “O Brasil sempre foi premiado nas olimpíadas de Astronomia. Neste ano, o nível das provas foi muito elevado. Mesmo assim, nossos alunos conseguiram as menções honrosas, ficando à frente de outros países com tradição na competição. Fomos o único país da América Latina a obter premiação” orgulha-se o estudante Gustavo Rojas, líder do grupo brasileiro.

Mas para a estudante Carolina, a felicidade não parou por aí. Como foi a melhor colocada no processo seletivo para as olimpíadas de astronomia no exterior deste ano, ela irá conhecer as instalações do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), juntamente com sua professora, Aline Costalonga Gama. A próxima edição da IOAA tem previsão para ser realizada na Índia, em dezembro de 2016.

Jornal Midiamax