Servidor foi flagrado pela polícia em um shopping quando recebia R$ 400 mil

Um auditor da Agência Nacional de Energia Elétrica () foi preso na tarde desta segunda-feira (2) suspeito de extorsão. Iuri Conrado Posse Ribeiro foi encaminhado à 2ª Delegacia de Inestigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas após ser surpreendido no momento em que recebia uma mala com 400.000 reais. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, a quantia era “exigida para que não atrapalhasse os negócios de um empresário do ramo”.

O auditor foi flagrado dentro de um shopping na Avenida Faria Lima, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista. A vítima procurou agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para pedir ajuda. Responsável pelo caso, o delegado Walter Ferrari, do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), monitorava o auditor há dois meses. A função de Ribeiro era validar o cumprimento de contratos entre empresários e o governo federal.

“A vítima tinha contratos [com o governo] para investir em infraestrutura. O cumprimento de metas resultava em bônus. O auditor dizia que, se não recebesse a propina, atrapalharia a obtenção desses benefícios”, disse o delegado.

A Aneel informou que o servidor é concursado e trabalha na sede da agência em Brasília – é especialista em Regulação. O órgão informou que vai abrir um processo administrativo disciplinar para investigar o caso.