“Você sabia que 70 bilhões de dólares (globalmente) são gastos todos os anos em dietas e produtos para perda de peso? Você sabia que as dietas têm uma taxa de falha de 95-98%? Você sabia que 9,5 em cada 10 pessoas que perdem peso durante uma dieta recuperam todo o peso em 1-5 anos? E 1/2 dessas 9,5 pessoas acabam pesando mais do que quando começaram a fazer dieta?”

Esses dados e esta imagem fazem parte de um post da Mik Zazon, perfeitos para ilustrar algo que acontece muito. Aa crianças com mais peso, sofrem críticas, preconceito. Ficam angustiadas, só pensava em se enquadrar, em ser como as meninas magras, daí começa a fazer dietas muito cedo, na adolescência, e assim passam a maior parte da vida. Jejuns, farelos, Atkins, pontos, remédios, laxantes, tipo sanguíneo, novas apostas, receitas da moda, milagres recém descobertos. Emagrecem? Sem dúvida. E engordam de novo.

Cuidar de nossos corpos não deve ser um processo doloroso. É um processo de aprendizado, não diz respeito a um mês, dois meses, um período. É uma vida, é esquecer a balança e o padrão que nos inferniza, é pensar na saúde, é entender que cada uma tem um corpo e uma forma para este corpo que a faz se sentir bem, indiferentemente do peso. Temos que parar de ser vítima da indústria bilionária de dietas estapafúrdias que adoecem. Estar magra hoje é uma consequência de algumas escolhas saudáveis e duradouras, não a meta. Comece logo a se tratar com carinho .

Foto : Reprodução/ Instagram