O número de divórcio de pessoas com mais de 50 anos quase dobrou nos últimos 10 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Vocês sabiam que quase 60% dos divórcios nos Estados Unidos, na faixa dos 50+, são pedidos pelas mulheres?
.
Sim, é lenda urbana que são os homens acima de 50 a grande maioria nos pedidos de divórcio.
.
As mulheres são as protagonistas nessa nova fase. E por que?
.
Vários fatores. Acima dos 50 anos os casamentos já são mais longos, muitos filhos já saíram ou estão pra sair de casa e as mulheres estão muito mais independentes.
São a primeira geração em que a maioria das mulheres foram para o mercado de trabalho em busca de independência financeira e realização profissional. São a “geração sanduíche”, vocês se lembram? Trabalho + filhos pequenos – estrutura = Elas.
.
Mulheres de 50+ sabem tudo sobre transição e resiliência. Na menopausa, não só o corpo muda, mas a cabeça também. A intuição fica muito mais afiada. Estão mais equipadas para lidar com tudo o que ainda está mal resolvido.
.
E isso acontece também nos relacionamentos que não funcionam mais. Se chegaram até aqui, depois que criaram seres humanos, abriram espaço no mercado de trabalho, lutaram contra o etarismo nas instituições profissionais, mostraram ao mundo que aos 50 não são invisíveis, será mesmo que iriam continuar as mesmas de 20, 30 anos atrás?
.
As mulheres dessa geração querem se jogar no novo, aprender o que antes era tabu, falar novas línguas, conhecer novas pessoas. Querem um companheiro ou companheira que acompanhe o que lhes resta de testosterona.
.
Vocês podem notar que os homens, ao envelhecer, vão se tornando mais caseiros e olhando pra dentro de casa. As mulheres não. Olham pra dentro de casa sua vida toda, agora querem olhar pra fora. É daí que surge a grande insatisfação das mulheres desta geração. Quantos anos vão viver mais? Não querem mais ficar no sofá assistido Netflix o final de semana inteiro.
.
Eu sempre noto quando vou ao cinema: quantos grupos de amigos (homens) você vê entrando? E quantos grupos de amigas? E no teatro então?
.
Entenderam agora a expressão “divórcio grisalho”? O americano fala “grey divorce” e já adotou essa expressão.
