Uma curiosidade, hoje, porque tenho verdadeira paixão pela La Chaise, 1,50 m de largura… Na realidade, é uma curiosidade que li há algum tempo: Ray e Charles, inscreveram em 1948 a La Chaise no Concurso Internacional de Designe de Móveis…a Baixo Custo!!!do Museu de Arte de NY MOMA… Atualmente nem faço ideia do preço. Mas certamente não há que se falar em baixo custo , não é?

Desenvolvida em 1948, a La Chaise é uma das obras primas assinadas pelo casal americano Charles e Ray Eames. Moderna e confortável, a cadeira foi feita para entrar em um concurso do MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, intitulado ‘’ Design de Mobiliário de Baixo Custo’’. Apesar de não ter saído ganhadora, a forma elegante da La Chaise fez com que ela fosse uma das peças mais notáveis, aparecendo no catálogo e na exposição do MoMA.

Existem diversas teorias sobre o formato dessa peça. Alguns dizem que ela é feita a partir da imagem de perfil de um pássaro. Outros comparam o produto com uma pintura surrealista de Dalí. Porém, para a criação da La Chaise, o casal se inspirou em uma escultura de Gaston Lachaise de 1927, ’ Nu Reclinado’’. artista acabou homenageado pelos Eames, que deram seu nome a sua criação. Em 1990 a La Chaise entrou oficialmente em linha de produção, se tornando uma das obras mais conhecidas de Charles Eames.

Foto : Reprodução