Le Blog Maria Antonia

Estética e Saúde Vascular: um novo conceito, por Dr Rilmon Elias da Costa

Maria Antonia Naegele Publicado em 14/05/2021, às 10h43

None
Imagem : Reprodução

A estética vascular avançou muito e hoje oferecemos aos nossos pacientes diversas opções de tratamentos minimamente invasivos varizes e os “vasinhos”. Pernas bonitas e saudáveis são sinais de jovialidade, portanto quem busca qualidade de vida, bem-estar e beleza deve preocupar-se com a aparência e a estética das suas pernas. 

Hoje, com tanta tecnologia disponível ao paciente, não há mais justificativa para postergar o tratamento estético das varizes e dos “vasinhos”.  

Reclamações frequentes entre as mulheres, como por exemplo, “não consigo usar saia” e “tenho vergonha das minhas pernas” atualmente são solucionadas com tratamentos quase indolores e de alta eficácia. 

  • Qual é o conceito de Microcirurgia Estética de Varizes? 

A cirurgia de varizes felizmente apresentou um refinamento técnico importante e hoje denomina-se Microcirurgia Estética. Ela caracteriza-se por microincisões, que permitem a retirada das varizes sem a necessidade de pontos cirúrgicos e nem cicatrizes pós operatórias. 

  • Podemos fazer a aplicação dos vasinhos durante a microcirurgia? 

Durante a Microcirurgia Estética de Varizes, podemos realizar a escleroterapia ( aplicação) dos “vasinhos”.Aproveitamos que o paciente está anestesiado, portanto sem sentir dores, e efetuamos o tratamento esclerosante dos “vasinhos”, o que permite uma melhora significativa da aparência estética das pernas, diminuindo o número de sessões que deveriam ser realizadas posteriormente no consultório médico. 

  • Quais procedimentos estéticos para as varizes podem ser realizados no consultório? 

No consultório do cirurgião vascular, realiza-se diariamente o tratamento estético das varizes com escleroterapia ( aplicação)resfriada, escleroterapia com polidocanol, microcirurgia com anestesia local e laser transdérmico. 

  • Qual é a vantagem da Escleroterapia Resfriada? 

A Escleroterapia Resfriada, também denominada Crioescleroterapia, reduz a sensação dolorosa durante a administração do esclerosante. Além disso, seu efeito esclerosante é maior, aumentando a eficácia do tratamento e reduzindo o número de sessões necessárias para alcançar o objetivo estético desejado. 

  • Quando indica-se a escleroterapia com polidocanol? 

A Escleroterapia com Polidocanol pode ser realizada desde o quadro leve até o mais avançado de varizes. 

A Escleroterapia com Polidocanol também representa uma boa opção para os pacientes que desejam evitar a internação hospitalar e o tratamento cirúrgico das varizes dos membros inferiores.

  • Qual é a melhor forma de utilizar o Laser Transdérmico no tratamento dos “vasinhos”? 

Atualmente, o Laser Transdérmico deve ser utilizado em associação com a Escleroterapia Resfriada. Esta técnica, denominada CLACS, vem demonstrando resultados muito satisfatórios nos tratamentos dos “vasinhos”.  A associação do efeito térmico proveniente do Laser Transdérmico com o efeito químico derivado da escleroterapia resfriada permite a rápida exclusão dos “vasinhos”. 

  • É importante a avaliação médica antes do tratamento estético vascular? 

A avaliação deve ser realizada pelo médico cirurgião vascular antes do tratamento estético das varizes e dos “vasinhos” para correto diagnóstico e consequentemente um tratamento mais individualizado e efetivo. 

  • Ultrassonografia com doppler colorido de alta definição: 

 É um importante exame utilizado para diagnóstico e avaliação das veias safenas, perfurantes e colaterais. Também permite visualizar a presença de trombose e verificar a intensidade de fluxo sanguíneo. 

Vantagens:  

  • .É um exame não invasivo e indolor que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. 
  • .Permite a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, antes e durante a microcirurgia.  
  • . Diagnóstico e tratamento das varizes e vasinhos de forma mais precisa e eficaz. 
  • Realidade aumentada, o que é? 

Realidade Aumentada é uma inovação tecnológica aplicada no diagnóstico e tratamento das veias na perna. Emite um feixe de luz infravermelho para iluminar as veias em tempo real, a imagem na pele do paciente reflete o trajeto das veias. Como o próprio nome diz, a realidade aumentada dá uma nova dimensão ao que o olho humano enxerga. Esta técnica é fundamental para um tratamento estético mais eficaz. 

Com todas essas opções  terapêuticas disponíveis, hoje o medico angiologista e cirurgião vascular consegue individualizar o tratamento estético vascular, oferecendo a melhor opção  para cada paciente, com tratamentos mais precisos, indolores, tempo de recuperação rápido e resultado estético de alta performance! 

Dr. Rilmon Elias da Costa

Jornal Midiamax