Uma escultura invisível criada pelo artista italiano Salvatore Garau, e que só existe na cabeça dele, foi vendida em um leilão nesta semana por US$ 18 mil, cerca de R$ 90 mil, noticiou a mídia internacional.

Nomeada “Io sono” (“Eu sou”) a obra imaginária representa o vazio ocupado pela energia da escultura, segundo o criador, e precisa ser guardada em uma sala com cerca de 150×150 cm. O comprador ficou com um documento que prova que a obra existe e que ele é dono.

“O êxito do leilão atesta um fato irrefutável: o vazio não é mais do que um espaço cheio de energia. O vazio tem uma energia que se condensa e se transforma em partículas, em suma, em nós! Quando eu decidir exibir uma escultura imaterial num determinado espaço, esse espaço irá concentrar uma certa quantidade e densidade de pensamentos criando uma escultura que assumirá as mais variadas formas”, disse Salvatore Garau ao Diario As.

O artista já apresentou outras obras invisíveis como “Buda em Contemplação”, uma escultura que foi exposta em Milão, Itália, com uma fita branca no chão para indicar o local da obra.

Fotos : Reprodução