Le Blog Maria Antonia

05 de maio : Dia Mundial de higienização das mãos

Higienização das mãos pode diminuir probabilidade de infecção por Covid-19 em até 36%.

Maria Antonia Naegele Publicado em 06/05/2021, às 10h23

None
Foto : Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data de 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos. O objetivo é estimular todos os serviços e profissionais de saúde a desenvolver ações que reforcem a adesão a prática de lavar as mãos como medida essencial para a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).

Com a pandemia do novo Coronavírus, mais do que nunca, o simples ato de higienizar as mãos está sendo considerado o procedimento mais barato e efetivo para evitar a transmissão de doenças, como a COVID-19.

A higienização das mãos deve ser um hábito contínuo, tendo em vista que bactérias, fungos e microorganismos estão sempre presentes no nosso ambiente.

A limpeza correta das mãos pode reduzir a incidência de infecções respiratórias entre crianças menores de cinco anos de idade em cerca de 25%, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde. Por mais simples que seja, este ato limita a propagação de bactérias resistentes e, de acordo com o Unicef, se realizada com frequência, a lavagem com água e sabão pode diminuir a probabilidade de infecção por Covid-19 em até 36%.

Jornal Midiamax