A carta escrita por Jacqueline Kennedy ao marido foi recuperada esta semana por curadores do Kennedy Library Foundation e batizada por “Com todo meu amor, Jackie”.

O documento recuperado, segundo o instituto, foi escrito quando John F. Kennedy ainda era senador e demonstra informações íntimas de seu casamento, na época de apenas cinco anos. Ali, a em geral reservada Jackie abre seu coração sobre pensamentos e momentos íntimos do casal, já em crise.

Os trechos expostos pelos curadores demonstram a insatisfação por parte da esposa do ex-presidente com suas constantes viagens; a maneira reservada de Jackie que admite ter dificuldade em se comunicar com o próprio marido; seus questionamentos sobre o casamento já atingido pela infidelidade de John; a sua contemplação e ponderação a respeito de uma separação, ao mesmo tempo que a sensação de que, como muito comum na época, preferia mantê-lo a fim de salvar a família; e também momentos de felicidade e celebração, como por exemplo o nascimento de sua primeira filha, Caroline Bouvier Kennedy, a primogênita que nasceu depois da perda de alguns bebês. A recuperação da sofrida carta foi muito comemorada pelo instituto Kennedy, que optou por não disponibilizá-la de forma pública em um museu, mas guardar em seus arquivos a fim de preservá-la.

Em nota, a fundação explicou: “Assim estará guardada e protegida”.

Carta íntima de Jacqueline Kennedy é recuperada por curadores
Foto : Getty Images
Carta íntima de Jacqueline Kennedy é recuperada por curadores
Foto : Getty Images