Ele sai “com o coração pesado” . O famoso tenor espanhol Plácido Domingo, que foi acusado de assédio sexual por várias mulheres, renunciou ao cargo de diretor-executivo da Ópera de Los Angeles, informaram vários meios de comunicação dos EUA na quarta-feira.

“Acusações recentes na mídia criaram uma atmosfera que me impede de ser útil a esta empresa que tanto amo”, disse o cantor de 78 anos em comunicado enviado à Mídia dos EUA.

“Embora eu continue tentando restaurar minha reputação, decidi que era melhor para a Ópera de Los Angeles deixar minha posição de gerente geral e renunciar a meus shows planejados por enquanto” , disse ele.

Plácido , que refuta as acusações contra ele, disse que tomou “com pesar” a decisão de abandonar a liderança desta instituição, que ele mantém desde 2003. Ele já havia desistido da semana passada para se apresentar no Ópera Metropolitana de Nova York , onde ele era esperado em uma nova produção de Macbeth por Giuseppe Verdi.

Em uma pesquisa publicada em meados de agosto pela Associated Press, nove mulheres, incluindo uma com rostos abertos, disseram que foram assediadas sexualmente pelo tenor, a partir do final dos anos 80. Essas mulheres falavam de gestos inadequados e telefonemas insistentes, um dos quais disse que fez sexo com ele por medo de comprometer sua carreira.

A Associated Press divulgou uma segunda investigação em 7 de setembro, alegando que outras 11 mulheres, também alegando serem vítimas, se apresentaram desde as primeiras revelações.

A Orquestra da Filadélfia e a Ópera de São Francisco cancelaram suas apresentações, agendadas para esta temporada, assim que as acusações foram divulgadas.

Plácido Domingo renuncia da ópera de Los Angeles após acusações de assédio sexual
Foto: Reprodução / Divulgação