‘Landscape with Snow’ e “América”. Foto:Reprodução/Divulgação

 

Casa Branca pediu emprestado ao museu Guggenheim uma pintura de Van Gogh, “Paisagem com neve”, quadro de 1888 que retrata um homem com chapéu preto andando por uma trilha em Arles, na França, com seu cachorro, mas o museu ofereceu em seu lugar uma privada de ouro sólido 18 quilates do artista contemporâneo Maurizio Cattelan, em pleno funcionamento, uma obra interativa chamada “América”, que críticos descrevem como uma sátira destinada ao excesso de riqueza no país.

 

Privada de ouro em vez de Van Gogh ‘Landscape with Snow’ – Van Gogh. ‘ Foto:Reprodução/Divulgação

 

A diretora, artista e restauradora do Guggenheim, Nancy Spector, negou o pedido de empréstimo do quadro “Landscape with Snow” (1888) do pintor holandês, justificando que a pintura seria exposta no Guggenheim de Bilbao, na Espanha, antes de retornar a Nova York, onde permanecerá “.

Nancy , que é critica de Trump diz: Cattelan “gostaria de oferecer “América” à Casa Branca por um empréstimo a longo prazo. Isso é, claro, extremamente valioso e um tanto quanto frágil, mas forneceríamos todas as instruções para instalação e cuidado. Por um ano, “América”, ficou exposta em um banheiro público para visitantes no quinto andar do museu. Mas a exibição acabou, e a privada ficou disponível , caso o presidente e a primeira-dama tenham algum interesse em instalar na Casa Branca”.

 

Privada de ouro em vez de Van Gogh “América”. Foto:Reprodução/Divulgação

 

É comum para presidentes e primeira-damas pegarem emprestados grandes obras de arte para decorar o Salão Oval, a residência da família e vários cômodos da Casa Branca. O museu Smithsonian cedeu aos Kennedys uma pintura de Eugène Delacroix, “O fumante”. Já os Obamas preferem arte abstrata, e escolheram trabalhos de Mark Rothko e Jasper Johns.

Os pedidos de empréstimo da Casa Branca são um prática de muitos anos.