Foto/Reprodução 

 

 

Segundo o site Viagem e Turismo (Editora Abril), devemos ter cuidado ao compartilhar foto do cartão de embarque.

O ritual já está quase se tornando uma tradição: basta fazer o check-in no aeroporto e pegar o cartão de embarque para bater aquela vontade de postar uma foto exibindo o bilhete ao lado do passaporte , acompanhado, é claro, de hashtags do tipo : partiu, fulanopelomundo e similares.

Um cliquezinho inocente no Instagram ou no Facebook? Pois, pense duas vezes antes de apertar “compartilhar”.

Isso acontece porque a grande maioria dos cartões de embarque estampa uma série de informações, como número da passagem, código de programa de fidelidade e até quantas bagagens foram despachadas. Basta isso e o nome completo do viajante (que, tcharam, também está lá!) para entrar no site da companhia e ter acesso à conta do passageiro.

Nem os enigmáticos códigos de barras escapam dos hackers de passagens. No bilhete aéreo, os códigos de barra concentram todas as informações do passageiro, inclusive há sites que fazem a leitura do código online (apenas com o upload da imagem).

Claro que é preciso estar muito mal intencionado para dar esse tipo de golpe, afinal qual vantagem alguém levaria ao cancelar um voo alheio? Mas não custa lembrar que, sobretudo no Instagram, ao postar uma foto usando alguma hashtag popular, sua imagem fica muito mais fácil de ser localizada por qualquer pessoa.

Isso é bem sério, gente.

 

 

 

Cuidado ao compartilhar foto do cartão de embarque: podem roubar seus dados! Foto/Reprodução