Não há dúvida que a comunicação é uma das pedras angulares do sucesso de uma empresa.

Marcas que não sabem como se comunicar clara e efetivamente com seu público interno e externo muitas vezes têm muita dificuldade de se manterem competitivas e relevantes no mercado.

E com o advento das novas tecnologias digitais, as estratégias tiveram que se adaptar para estabelecer uma linguagem empresarial que leva em conta os novos canais e a dinâmica de frases.

Se você quer saber mais sobre comunicação corporativa e como melhorar este aspecto crucial de seu modelo de negócios, você veio ao lugar certo.

Aqui preparamos um conteúdo muito completo com tudo o que você precisa saber:

O que é comunicação corporativa?

Podemos definir a comunicação corporativa como um conjunto de estratégias e esforços que uma empresa coloca em prática para estabelecer uma comunicação clara, objetiva e eficaz com o público interno e externo.

É uma série de processos e medidas para garantir que a mensagem certa chegue às pessoas certas na hora certa.

A comunicação corporativa deve assegurar que a informação flua sem problemas entre os atores envolvidos na dinâmica organizacional e evitar interpretações errôneas.

Além disso, trata-se também de utilizar os canais de comunicação mais apropriados para cada público, seja interno ou externo à empresa.

Quais são os três pilares da comunicação corporativa?

Para entender melhor o que é comunicação corporativa, vale a mencionar os três pilares que sustentam as estratégias deste importante setor da empresa.

1. Institucional

O pilar institucional da comunicação corporativa refere-se a ações que visam o posicionamento da marca e a construção de uma imagem pública.

2. Administrativo

Este pilar trata da cultura organizacional e da disseminação dos valores da empresa dentro das equipes internas.

Trata-se também de estabelecer mecanismos de troca de informações para fomentar a colaboração entre setores e equipes, entre gerentes e funcionários, e entre colegas. A circulação das informações deve ser tanto vertical (entre níveis hierárquicos da empresa) quanto horizontal (entre colegas e departamentos).

Isto também inclui o treinamento e a qualificação dos funcionários.

3. Mercado

O terceiro pilar da comunicação corporativa diz respeito às estratégias de marketing para tornar a empresa e suas soluções conhecidas do público que ela quer servir.

Quais são os principais objetivos da comunicação corporativa?

Há vários objetivos que orientam as estratégias de comunicação corporativa, tais como criar uma marca forte, melhorar a eficiência dos processos internos, melhorar as relações com os clientes, alcançar mais pessoas e aumentar as vendas.

Abaixo você encontrará informações sobre os principais objetivos da comunicação corporativa:

1. Aumentar o conhecimento da marca.

O reconhecimento da marca é um dos objetivos da comunicação corporativa e também é chamado de reconhecimento da marca. O objetivo é chamar a atenção do público alvo para a empresa e sua oferta.

O reconhecimento da marca está relacionado à imagem de marca que é construída na mente das pessoas.

2) Melhorar o engajamento dos funcionários

Como veremos abaixo, a comunicação corporativa está dividida em dois tipos: comunicação corporativa interna e comunicação corporativa externa.

No caso da comunicação com o público interno, o objetivo é estabelecer um bom relacionamento entre a empresa e seus funcionários, priorizando sempre a transparência e a honestidade no diálogo interno e na consulta com a direção.

Desta forma, a confiança, a satisfação e o comprometimento dos funcionários podem ser melhorados.

*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN DE OLIVEIRA TEIXEIRA e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.