Considerada a maior feira de agronegócio do Mato Grosso do Sul, a abertura da 56ª Expoagro (Exposição Agropecuária de ), além produtores rurais, reuniu um grande número de políticos na noite desta sexta-feira (13). Entre os presentes, estavam dois postulantes ao Governo do Estado e uma pré-candidata ao Senado, além de diversos pretendentes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.

Entre os presentes na solenidade abertura, no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, estavam o ex-secretário Eduardo Riedel (PSDB) e (PRTB), ambos são pré-candidatos ao Governo do Estado. A ex-ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e deputada federal, Tereza Cristina (PP), que disputa a única cadeira no Senado, acompanhada pelo colega Luiz Ovando (PP) também marcaram presença.

A lista de convidados no evento que lotou o auditório do Sindicato Rural, incluiu nomes de parlamentares estaduais, alguns da região, como Renato Câmara (MDB) Marçal Filho (PP), (PP), José Carlos (PP) e Evander Vendramini (PP), além do atual prefeito de Dourados, que também é progressista. Boa parte dos vereadores da cidade, representados pelo presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), também compareceram na solenidade.

“Depois desse tempo em fomos assolados pela pandemia, estamos de volta, mostrando a nossa força e também a nossas potencialidades. Apesar das dificuldades, mantivemos a esperança em Deus e na disposição dos nossos associados que não pararam nenhum momento”, disse o presidente do Sindicato Rural, Ângelo Ximenes, à reportagem do Midiamax.

“Dourados é o centro do agronegócio em Mato Grosso do Sul e esse evento deve projetar ainda mais a cidade no cenário nacional, diante do volume de investimentos projetados que podem chegar a meio bilhão de reais ao longo desses 10 dias de exposição agropecuária”, comentou o ruralista.

Afinidades e diálogos

Na avaliação da deputada federal e pré-candidata ao senado Tereza Cristina (PP), além de impulsionar a economia da cidade, do MS e do País, a Expoagro é também um ponto de encontro político. “Estamos caminhando. Temos muita afinidade para caminhar juntos”, disse Tereza, ao lado do ex-secretário de Infraestrutura e pré-candidato ao Governo, Eduardo Riedel (PSDB), ao ser questionada pelo Midiamax sobre a aliança com os tucanos.

Mesmo evitando falar de composição da chapa majoritária, que ainda não definiu um nome para a vice-governadoria, Riedel disse as conversas estão bem ajustadas. “A discussão é permanente. É um exercício de conversa e diálogo por um projeto pelo Mato Grosso do Sul”, ponderou o pré-candidato.

Em relação à presidência, Riedel ressaltou que o palanque está reservado para Bolsonaro. “Ainda existe as conversas no âmbito nacional. Mas aqui já assumimos uma posição, que é a de apoiar Jair Bolsonaro. Mas vamos aguardar por uma eventual terceira via que ainda não se definiu”, ressaltou Riedel.

O capitão Contar (PRTB), também pré-candidato ao Governo Estado, que chegou em Dourados ainda na manhã de sexta-feira (13), também conversou com reportagem do Midiamax. “Aproveitamos o dia para estreitar os laços com lideranças e apoiadores desta cidade que é de fundamental importância para o cenário econômico e também político”, afirmou.

Ele também ressaltou o apoio ao presidente Bolsonaro e disse que a tendência do PRTB no âmbito estadual é disputar as eleições com chapa pura. “Temos bons nomes com condições compor o cargo de vice-governador e também na disputa ao senado. Mas estamos abertos às articulações com outras legendas”, disse o pré-candidato.