Quando falamos sobre o futuro da economia digital, estamos falando de tendências que devem se concretizar nos próximos anos. Fazendo uma análise cuidadosa das grandes mudanças digitais nas últimas três décadas, podemos identificar algumas semelhantes entre os tipos de serviços e produtos que fizeram sucesso. Na maior parte dos casos, a mudança vem através de serviços que pequenas empresas começam a oferecer para atender uma demanda crescente. Logo surge uma ou duas empresas de destaque e, em seguida, forma-se um mercado consumidor que gera uma demanda grande por este serviço ou produto. Percebendo isso, podemos dizer com certa segurança que o futuro da economia digital inclui o mercado de vendas de produtos digitais para games, como skins, itens e avatares.

Neste setor de produtos virtuais para games, novos mercados surgem a cada temporada, com novos recursos, novas tecnologias e novas formas de gerar compras e vendas em escala global. A grande vantagem para quem ingressa neste ramo é a possibilidade de gerar um produto de demanda mundial e poder vendê-lo facilmente em lojas virtuais como o Eldorado, que oferece diversos produtos para os jogadores dos games. Em apenas um clique, uma pessoa de qualquer lugar do mundo pode comprar um produto de outra pessoa que esteja em qualquer outra parte do mundo.

Economia global

Para entender a magnitude deste fenômeno, que aparece como uma tendência sem precedentes, podemos fazer uma breve análise da economia global. Desde os primórdios da civilização humana, já existia a necessidade de mercado entre lugares distantes, assim, uma região geográfica supria a necessidade de outra região geográfica. No entanto, fazer este comércio demandava tempo e ainda envolvia os perigos de uma viagem longínqua, como assaltos, problemas de saúde dos animais e outros problemas pessoais do próprio comerciante. Dando um pulo no tempo, na época do império romano, por exemplo, a economia global já tinha uma estrutura bem avançada, com alfândegas, um certo tipo de câmbio (que, aliás, acabou gerando inflação) e, fundamentalmente, agilidade na troca de produtos. Neste período, o sal ganhou extrema importância e valorização, justamente por ser um produto que permitia a conservação dos produtos.

Depois, veio a descoberta de novos continentes, gerando uma economia global baseada, basicamente, na navegação. Mesmo hoje, com o advento do avião, a navegação continua sendo a maior forma de transporte de produtos do mundo.

Produtos virtuais

No entanto, tudo isso envolve produtos materiais. Com o avanço da internet, os produtos virtuais se tornaram cada vez mais comuns. Antivírus, e-books, softwares e, claro, os games se abriam uma nova era no mundo da economia global, o que culminou na economia digital. Essa possibilidade quebrou as principais barreiras que dificultam a comercialização de produtos físicos. Não há barreiras geográficas, tributárias ou temporais. Tudo pode ser adquirido em um clique, instantaneamente.

Vantagens do mercado de produtos virtuais.

  • Compra e venda instantânea. Tudo é rápido e se resolve com alguns cliques na rede mundial de computadores.
  • Agilidade na aquisição do produto. Você não precisa esperar dias, ou semanas, ainda que você seja um brasileiro comprando um produto de Bangladesh, Congo ou França. Tudo é liberado rapidamente, normalmente, em um download.
  • Disponibilidade de opções de produto. O mercado global te oferece opções de vendedores do Paquistão, Quênia ou do seu vizinho.

Alguns jogos conhecidos onde você pode negociar ativos virtuais são os seguintes – Clash of Clans, PUBG Mobile, Valorante, Fortine ou Dota 2, Free Fire espaço invisível.

Games

O mundo dos games tem um mercado próprio à parte, de destaque. Sabe-se que este produto gera mais renda do que setores consagrados como o cinema, por exemplo. O próprio mercado de games mudou com o tempo e hoje te uma forma própria de funcionar. Algo que pode parecer estranho para leigos, mas através do mercado de itens para games, os jogadores adquirem itens para melhorar ou customizar seu jogo, seu personagem ou sua equipe. Se está muito difícil aumentar o nível de um personagem, por exemplo, você pode ir na internet e comprar um personagem que já esteja em um nível alto. Se você gostaria muito de desbloquear um item, mas não está conseguindo, um clique e pronto.

Um dos maiores sucessos dos jogos virtuais, os e-sports, o Genshin Impact é um destes games que oferece a possibilidade de se adquirir uma infinidade de itens online. No portal do Eldorado, por exemplo, você pode acessar o Genshin Account para encontrar diversos itens, inclusive os itens raros do jogo.

Para quem não é familiarizado com o mundo dos games, esta compra e venda de itens do jogo é fundamental para a formação de grandes equipes virtuais, que participam de competições online valendo um bom dinheiro.

Conclusão

O futuro da Economia Digital para 2030, certamente, inclui o mercado de itens para games online como um mercado valoroso e impactante. Investir neste ramo pode ser uma boa oportunidade para quem gosta de investimentos de longo prazo. Com um pouco de conhecimento e curiosidade é possível ingressar neste mundo de diversas formas, como criando ambientes virtuais de compra e venda, lojas do tipo e-commerce ou compra e revenda destes itens. Basta um pouco de conhecimento financeiro e boa vontade para entrar no mundo dos e-sports.