Durante pronunciamento no plenário do Senado Federal na última quarta-feira (22), a senadora (União Brasil) pediu medidas eficazes no combate à violência doméstica contra mulheres. A senadora disse que são imprescindíveis aprimoramentos na legislação, assim como é necessário que se criem políticas públicas eficazes para a proteção das vítimas — as mulheres — de todo tipo de violência por elas sofrida.

Soraya prestou solidariedade e apoio à procuradora-geral da Prefeitura de Registro (SP), Gabriela Samadello Monteiro de Barros, agredida, pelo também procurador Demétrius Oliveira de Macedo, que é seu colega de trabalho.

Conforme a Agência Senado, a senadora classificou a agressão como covarde. “As cenas são chocantes e revoltantes, tristes mesmo. E me pergunto: até quando seremos vítimas de tanto ódio de criaturas vis, como é o caso do procurador Demétrius?”, indagou.

Soraya também lamentou a morte de Grazielly Karine Soares Alves de Lima, de Corumbá, assassinada na madrugada de quarta-feira (22) a facadas pelo ex-marido, Edmilson Veríssimo dos Reis.

A parlamentar destacou projetos nesse sentido de sua autoria que tramitam na Casa. “Nós não podemos apenas repudiar. Aqui, eu gostaria de lembrar dois projetos de lei meus. Um é o PL 1.928/2021, que autoriza a comercialização, a aquisição, o porte e a posse de spray de pimenta e armas de eletrochoque para defesa pessoal em todo o país. Também quero lembrar o PL 1.813/2021, que obriga o poder público a oferecer curso de defesa pessoal às mulheres em situação de violência doméstica e familiar”.