Foi assinado na manhã desta quinta-feira (12) o termo de cooperação técnica da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de com o e Segurança Pública, que fará da Capital a primeira do Brasil a integrar o Sinesp-CAD, ferramenta de integração no atendimento de forças de segurança do país. Ao todo 10 guardas foram capacitados para ensinar outros agentes de Dourados, Corumbá, Ponta Porã, e Bonito.

Segundo o secretário de segurança e defesa social, Valério Azambuja, a ferramenta deve começar a ser usada a partir da próxima segunda-feira (9). “O sistema proporciona integração das bases de dados e rapidez nas operações diárias da GCM”, explica.

Na prática, a ferramenta permite que os guardas consultem o banco nacional de informações de trânsito e foragidos da Justiça, além de integrar o atendimento das forças de segurança a outros órgãos. A expectativa é que o tempo de resposta quando haja chamado pela população seja reduzido. O Sinesp-CAD pode ser acessado pelo celular dos agentes, em tempo real.

O sistema já é utilizado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em 22 estados e no Distrito Federal. Outras instituições de segurança pública em 11 estados também utilizam o Sinesp-CAD. O evento contou com a presença da prefeita Adriane Lopes, que afirmou que “o uso da tecnologia agiliza os serviços e otimiza o atendimento ao cidadão”, além de representantes da Polícia Militar do e da de Pernambuco.